Aloha Spirit Ilhabela ao vivo
Acompanhe as emoções do Aloha Spirit Festival 2018 – Etapa Ilhabela ao vivo – INÍCIO 9h30. ... leia mais
Uma das mais tradicionais competições de surfe no Havaí, o Da Hui Backdoor Shootout, teve sua abertura oficial na última quinta-feira, 04 de janeiro, com a presença dos melhores surfistas locais e convidados.
A competição tem um formato diferenciado e uma visão de surfe bem mais profunda em oposição formato “hermético” de eventos da World Surf League. Entre as categorias participantes, além do surfe shortboard, SUP wave, body surf, body board e longboard.
O formato das baterias também é diferente. Os competidores surfam várias vezes no mesmo dia dentro de um formato de “não-eliminação”. Ao final, são computadas as melhores ondas de cada surfista e determinado o vencedor.
Kai Lenny, Zane Schweitzer, Bullet Obra, Mo Freitas e o brasileiro Lucas Medeiros são alguns dos atletas que já participaram do evento competindo em baterias de SUP Wave. Uma rara oportunidade para presenciar atuações do surfe com remo em uma das ondas mais cobiçadas e perigosas do mundo.
E, de fato, Pipeline/ Backdoor é uma onda muito perigosa. Só nessa temporada, cinco incidentes graves envolvendo surfistas foram registrados ocorrido no pico (quatro deles eram profissionais, incluindo o brasileiro Top 4 do mundo, João Chianca). Mas esse número, agora, subiu para seis, felizmente, nesse caso, sem consequências mais graves graças ao uso do capacete.
Kai Lenny foi quem viveu seu momento de susto durante o Da Hui Backdoor Shootout em Pipeline ao sofrer um wipeout numa onda de tamanho médio. O incidente aconteceu na quinta-feira durante a sua bateria na categoria SUP.
O surfista compartilhou em uma publicação do Instagram que escapou por pouco da situação por estar usando um capacete pela primeira vez no local. A foto mostra o equipamento rachado.
“Primeira vez usando um capacete em Pipeline e isso pode ter salvo minha vida.”, escreveu ele. “Não me lembro muito, exceto que foi durante minha bateria no #DaHuiBackdoorShootout, e os salva-vidas me colocaram em uma cadeira no Beach Park. Estou com uma concussão sólida e sangrando um pouco pela orelha esquerda. Deve ficar tudo bem, só preciso de um tempo”.
Toda a situação não parecia tão séria durante a transmissão na quinta-feira. Em um momento, Lenny estava na água com os competidores ao redor, e no minuto seguinte, ele estava deitado, remando calmamente em direção à praia. Após ele sair da água – aparentemente bem.
O acidente aconteceu em uma tentativa de tubo para Pipeline, mas a onda fechou e ele foi lançado na bancada. Na hora, a transmissão apenas mencionou que ele não iria mais competir nas categorias SUP e pranchinha do evento.
Em seguida, Lenny foi encaminhado ao hospital onde a concussão foi diagnosticada pelos médicos. Felizmente, graças ao uso do capacete, sem consequências mais graves.
Veja o momento em que Lenny sai da água após rachar o capacete:
A competição pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube Surfline.