Brasil conquista duas medalhas na abertura do Pan-Americano de Canoagem Polinésia
Elione de Souza e Kaique Passos conquistam as primeiras medalhas para o Brasil na abertura do ... leia mais
Shuri Araki, do Japão, e Juliette Duhaime, da Argentina, foram os grandes vencedores do Viana SUP Open, a segunda etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle, APP World Tour, que ocorreu pela primeira vez em Portugal nos dias 14, 15 e 16 de julho, com condições excelentes para a prática da modalidade.
O jovem japonês, originário de uma pequena vila de pescadores no norte da ilha de Okinawa, mostrou porque é apontado como uma das maiores revelações do SUP mundial da atualidade estabelecendo-se como um dos principais candidatos ao título mundial deste ano.
Após conquistar o segundo lugar em uma prova de sprint muito disputada, vencida pelo havaiano Connor Baxter (atual campeão mundial), Shuri não deixou suas habilidades passarem despercebidas na prova de longa distância. Ele superou a forte concorrência nos intensos 16 km da prova de downwind, que uniu a praia de Afife à foz do Rio Lima, com ventos fortes e ondas de 1,5m.
Com um primeiro e um segundo lugar nas duas disciplinas, Araki venceu a classificação geral do Viana SUP Open e se aproximou da liderança do ranking, atualmente nas mãos de Connor Baxter, que teve que se contentar com a segunda posição nesta etapa.
Destaque também para o espanhol Aaron Sanchez, o dinamarquês Christian Anderson, o francês Arthur Arutkin e o japonês Rai Taguchi, que ocuparam alternadamente as outras posições do Top 5 nas duas disciplinas. Entre os atletas portugueses, destaque para o 14º lugar de Tomás Lacerda, da Madeira, graças à sua 9ª colocação na prova de sprint e 21ª na prova de downwind.
Na competição feminina, a jovem argentina Juliette Duhaime mostrou estar em boa fase, vencendo a disciplina de sprint, sua especialidade, e conquistando o quarto lugar no downwind, garantindo assim a vitória geral no Viana SUP Open. Com isso, Duhaime assumiu a liderança do ranking mundial, estabelecendo-se como uma forte candidata ao título de 2023.
No segundo lugar ficou a jovem espanhola Duna Gordillo, vencedora do downwind, com a compatriota Esperanza Barreras e a porto-riquenha Mariecarmen Rivera empatadas na terceira posição. A italiana Laura Dal Pont e a portuguesa Ângela Fernandes também ficaram em um excelente quinto lugar, igualmente empatadas. Destaque ainda para o oitavo lugar da jovem portuguesa Verónica Silva.