Leme ao Pontal confirma a participação de 33 equipes
33 equipes de va’a estão confirmadas para o desafio Leme ao Pontal 2021, que acontecerá no dia 27 de ... leia mais
Lena Guimarães Ribeiro e Vinnicius Martins acabam de conquistar dois resultados históricos para o stand up paddle brasileiro. Os remadores conseguiram, respectivamente, a medalha de ouro e de prata durante as provas de SUP Race Técnico dos Jogos Pan-Americanos de Lima.
O SUP Race abriu a competição desta sexta-feira (02) e as medalhas foram conquistadas em disputas únicas, com mar agitado e ondulação grande, sobretudo na reta final. Foram cerca de cinco quilômetros em três voltas e a chegada enfrentando as poderosas ondas de Punta Rocas para garantir ainda mais emoção.
A categoria feminina foi a primeira a entrar em ação com largada na água devido às condições muito perigosas no inside, local onde a princípio estava previsto o início da prova, no entanto, por conta das pedras e do forte quebra coco na areia, a organização optou por largar a prova já no outside.
Lena Largou bem e mante-se na segunda colocação da prova por quase toda a disputa. Já a norte-americana Candice Appleby, que mantinha a liderança praticamente desde o início, foi atropelada por uma espuma na reta final, dando a oportunidade para que Lena assumisse a primeira colocação e conquistasse a histórica medalha de ouro. Já o bronze ficou com a porto-riquenha Mariecarmen Rivera.
Ao chegar, Lena não sabia que tinha conquistado o primeiro lugar e ficou surpresa. “Fui para o tudo ou nada e vim capotando. Quando cheguei, pensei devo ser a última, mas não vi ninguém na areia e me deram parabéns. Foi demais. Se participar de um evento como esse já era uma felicidade enorme, ter uma medalha e de ouro não poderia ser melhor”, vibrou a atleta de 38 anos, que mora em Arraial do Cabo/RJ, é mãe de dois filhos, Maui, de 11 anos, e Kauai, de 16, e casada com o técnico da seleção brasileira, Americo Pinheiro.
Lena foi campeã com o tempo de 33min25s7, contra 34min03s9 de Appleby. Já a porto-riquenha Mariecarmen Rivera, concluiu a prova em 34min38.
Chegada de Lena Guimarães Ribeiro:
Entre os homens, as ondas também foram decisivas. Connor Baxter remou à frente, Vinni vinha em segundo, mas o atleta da casa, Itzel Delgado, ganhou a posição com uma onda. Já no final, o atleta do Brasil deu o troco e quando o rival tentou reagir acabou caindo. “A prova foi super dura, acirrada, disputada até o final. Caramba, consegui entrar numa onda no último segundo, segurei o máximo possível e consegui ganhar uma posição. Também estou muito feliz com o ouro da Lena. Foi um dia incrível”, festejou.
Ele lembrou das condições do mar no evento e o excelente nível técnico dos competidores. “Super difíceis, Punta Rocas é desafiador para o SUP, mas só tinha atleta casca grossa e todo mundo fez um ótimo trabalho. Todos aprenderam muito rápido o funcionamento dessa onda, que é dura para o stand up race”, ressaltou o atleta, mandando um abraço para a torcida de Búzios, onde mora.
“Essas medalhas foram muito importantes para o esporte. A equipe de surf do Brasil representando de maneira geral. Eu espero que o esporte continue crescendo. Eu sou apaixonado pelo stand up e espero que mais pessoas possam experimentar e curtir muito isso. É incrível e para todo mundo”, completou.
Baxter levou o ouro com a marca de 24min18s7, enquanto Vinnicius Martins obteve a marca de 25min01s3.
Ainda nessa sexta teremos disputas de SUP Wave com Nicole Pacelli na água com previsão de início às 17h45 (horário de Brasília).
A Tv Record, que detém os direitos de imagem dos Jogos no Brasil, liberou a transmissão de todas as competições, incluindo o surfe, através do site recordtv.r7.com/pan-lima-2019/ao-vivo ou pelo aplicativo Play Plus. (Obs.: As provas de SUP estão sendo transmitidas na janela “Surf”).