Poenaiki, Diniz ou Leco? Quem leva o título mundial de SUP Wave?
Gran Canaria Pro, que irá definir o campeão mundial de SUP Wave em 2019, tem quatro brasileiros figurando ... leia mais
Os brasileiros Luiz Diniz e Aline Adisaka ficaram com a medalha de prata da categoria SUP Surf nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. As finais foram disputadas na manhã dessa segunda-feira, 30 de outubro, em ondas pesadas em Punta de Lobos.
Diniz foi o primeiro a entrara na água, para disputar a medalha de ouro contra o havaiano Zane Schweitzer representando os EUA na competição. Mais cedo, o brasileiro havia superado o canadense Finn Spencer na semifinal também disputada nessa segunda-feira.
Na grande final, o mar balançava muito e a correnteza muito forte trouxeram muita dificuldade aos competidores. Surfando com uma prancha bem menor do que a do norte-americano, Diniz tinha muita dificuldade para se movimentar no mar. Contudo, conseguiu se manter na liderança até mais da metade do confronto.
Zane chegou a perder o remo no mar e precisou de ajuda do jet-skis para recuperar o equipamento. Enquanto isso, Diniz conseguiu abrir mais vantagem, deixando seu oponente precisando de 4.5 para virar o placar. Contudo, a cerca de dez minutos para o término, o norte-americano, surfou uma onda com bom tamanho, mas sem parede, permanecendo a maior parte do tempo na espuma. Não parecia ser capaz de conseguir a virada, mas os juízes foram generosos e lhe deram 7.50.
Com esse resultado surpreendente, ficou muito difícil para o brasileiro conseguir a virada. Para piorar, Diniz, que tinha a prioridade, escolheu mal sua última onda e deixou o caminho livre para Zane sacramentar sua medalha de ouro com uma nota 8.50.
Em seguida, foi a vez de Aline Adisaka disputar o ouro contra a Izzi Gomez, da Colômbia. Em uma disputa em que ambas as finalistas tiveram muita dificuldade de posicionamento, Aline, com duas ondas surfadas, manteve a liderança até os cindo minutos finais da bateria.
Izzi, que até então havia surfado uma única onda e precisava de 4.4 para virar o placar, conseguiu a virada a menos de três minutos para o término, conseguindo uma nota 5.33.
Aline tentou a virada, mas, assim como aconteceu com Diniz, não escolheu uma boa onda, deixando a colombiana com a prioridade a menos de dois minutos para o término.
Com o resultado, o SUP Surf brasileiro garantiu duas pratas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Nessa segunda ainda serão realizadas as provas de SUP Race Técnico, com Lena Guimarães e David Leão, disputando o ouro, a partir das 14h23 com transmissão ao vivo pelos canais de streaming o Time Brasil e o Cazé TV.