Shell Va’a conquista 3º título consecutivo da Marathona Polynésie la 1ère
Shell Va’a foi a grande campeã da 33ª edição da Marathona Polynésie la 1ère, primeira grande competição ... leia mais
Faltando algumas semanas para a realização do primeiro campeonato mundial organizado pela ICF (International Canoe Federation), a orgainzação divulgou alguns nomes de peso que estariam confirmados no evento.
Na lista de inscritos figuram nomes como o Michael Booth (AUS), a alemã Sonni Honscheid, Olivia Piana (FRA), Fiona Wylde (EUA), Connor Baxter (HAV). Do Brasil, já estão confirmados Lena Guimarães Ribeiro e Américo Pinheiro. Há ainda uma grande possibilidade da participação de Arthur Santacreu, Jessika Matos “Moah” e Aline Abad.
De acordo com a ICF, mais de 100 remadores de todo o mundo já se inscreveram, e, uma vez que as inscrições ainda estão abertas, esse número tende a aumentar.
Quem acompanha o Aloha Spirit Club já sabe que há uma batalha em curso entre ISA (International Surfing Association) e ICF sendo disputada nos tribunais do COI (Comitê Olímpico Internancional). Ambas disputam o direito de serem reconhecidas pela organização como entidade máxima a reger o stand up paddle globalmente e, consequentemente, o direito de representá-lo em uma campanha olímpica.
A ISA, que desde 2012 realiza um campeonato mundial de SUP, liderava a campanha de inclusão do stand up paddle nos jogos olímpicos até a ICF entrar em cena, a partir de 2017.
Desde então, deu-se início a um cabo de guerra entre as duas entidades que possívelmente terá um desfecho ainda esse ano, quando o Tribunal Superior do Esporte irá decidir qual delas poderá organizar o stand up paddle no escopo olímpico.
Mas, enquanto essa estória não chega a um desfecho, ambas as entidades vão jogando suas cartas.
Enquanto isso, os atletas, que não tem na a ver com essa briga, ficam na expectativa em participar de um evento orgainzado pela ICF.
Connor Baxter, indiscutívelmente um dos maiores nomes do SUP race mundial declarou estar bem entusiasmado com a prova:
“Mal posso esperar para chegar à China para este evento“, disse Baxter.
“Eu já examinei os mapas do curso on-line e estou muito impressionado. Eu me inscrevi em todas as modalidades da Open e estou na expectativa de um grande evento”.
Baxter, assim como muitos remadores da Elite, acreditam que a inclusão do SUP nas olimpíadas será já nos próximos anos:
“Meus objetivos de longo prazo são permanecer em forma e no nível mais alto para quando o SUP chegar às Olimpíadas“, disse.
O havaiano começou muito cedo a competir nas provas de Race e é, ao mesmo tempo, protagonista e testemunha dessa evolução:
“Muita coisa mudou desde que comecei a competir. No início, no Havaí, havia apenas provas de downwind, mas hoje competimos em qualquer parte do mundo em que exista água!”, finalizou.
O campeonato mundial de SUP da ICF será realizados em Qingdao, China, de 24 a 27 de outubro. Haverá disputas de Sprint, Race Técnico e Longa Distância, nas categorias Open, Master e Júnior, oferecendo US$ 50 Mil em premiação. Também haverá uma prova especial para pranchas infláveis corrida inflável.
Para saber mais sobre o Mundial da ICF clique AQUI.