ICF anuncia nova regra para categoria Júnior em Mundiais de SUP

Compartilhe
Juniores ICF
A partir de 2025 competidores da categoria Júnior usarão o mesmo padrão de prancha em competições de SUP Race. Foto: ICF / Reprodução

Realizado neste mês de dezembro, o Congresso anual da Federação Internacional de Canoagem (ICF), em Antalya, Turquia, foi palco de decisões importantes que moldarão o futuro das competições chanceladas pela entidade. Além da reeleição de Thomas Konietzko como presidente e da aprovação da nova sede em Budapeste, um anúncio específico feito por meio de nota oficial, publicada no site da entidade, chamou a atenção dos praticantes de stand up paddle: mudanças nas regras para a categoria Júnior.

A partir de janeiro de 2025, atletas que competirem em eventos da categoria Júnior nos Campeonatos Mundiais de SUP da ICF deverão utilizar a prancha oficial “ICF SUP board 14”. Segundo a ICF, a decisão visa tornar o esporte mais acessível para jovens atletas ao reduzir custos com equipamentos e eliminar a necessidade de transporte de pranchas durante viagens. A ideia é que os competidores da categoria de base cheguem ao local das provas apenas com seus remos, evitando preocupações com extravios de equipamentos, como o que ocorreu com a delegação brasileira no último Mundial da ISA, quando todas as pranchas não embarcaram.

Apesar de bem recebida por muitos, especialmente pelo potencial de facilitar a logística para competidores juniores, a nova regra também gerou questionamentos. A ideia é promissora, mas faltam detalhes cruciais. Questões essenciais como quem desenhará a prancha? Ou, para quais alturas, pesos e técnicas ela será projetada?, são perguntas que, por enquanto, permanecem sem resposta.

A ideia, a princípio, pode ser importante para fomentar a categoria Júnior, no entanto, entanto, atletas, treinadores e equipes aguardam mais informações para entender como a mudança impactará o treinamento e o desempenho dos jovens competidores nos eventos futuros da ICF.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe