Shell Va’a vence sua 12ª Molokai Hoe
Taitianos da Shell Va’a conquistaram, no último domingo (13), sua 12ª vitória na Molokai Hoe, uma das ... leia mais
Com apenas 16 anos de idade, e já colecionando conquistas internacionais, o paulista Guilherme Cunha é o grande destaque da nova geração do stand up paddle (SUP) e pode comemorar mais dois importantes títulos na final do Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos do Mundo.
Ele é um dos nomes confirmados na etapa final, nos dias 22 a 24 deste mês, na Praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos/RJ, e compete como vice-líder na categoria profissional, tanto na prova técnica quanto na longa distância.
Apesar da pouca idade, menos da metade de alguns experientes rivais, como Luiz Guida, o Animal, o atleta que defende Santos chega confiante, pelos resultados já conquistados. Nas duas etapas, em Ilhabela e Brasília, remou no bloco líder, definido na chegada.
Mais do que duas conquistas nacionais, também pontuando pelas duas principais ligas internacionais da modalidade, a Paddle League e a APP World Tour, Gui quer a vitória pela grande relação que tem com o evento.
Foi no Aloha Spirit que Guilherme Cunha começou a competir, incentivado pelo pai, Rogério Cunha, e foi ganhando experiência. “É um dos meus eventos favoritos e o que estou competindo há mais tempo. Seria muito legal conquistar esse título. O Aloha é importante pois grande parte dos atletas são amadores e isso faz com que mais pessoas sejam motivadas a começar no esporte”, afirma o jovem talento.
“Já competi algumas vezes em Cabo Frio e sempre tive ótimos resultados, além de ser um lugar maravilhoso. Venho treinando bastante para essa prova, vai ser uma etapa bem disputada e onde posso virar o jogo para primeiro lugar”, ressalta o atleta, que gosta mais de competir na prova técnica.
“Tenho facilidade em curvas de boias, ondas e tenho um bom equilíbrio, o que ajuda em uma disputa como essa. Porém eu treino forte para as duas e busco sempre estar bem preparado”, revela.
Além do Aloha, ele teve conquistas internacionais, sendo vice-campeão do Battle of The Paddle 2013, na Under12 e Under18, campeão do Pacific Paddles Games 2017, na Under16 e terceiro em 2018, na Pro-Júnior.
No ano passado foi sétimo Under-18 no Mundial da ISA realizado na China, e seu último resultado foi o terceiro lugar no Carolina Cup Pro-Júnior. Já no Brasil, foi campeão nacional em todas as categorias de base – Kids, Júnior e Amador – e hoje figura entre os top 10 profissionais.
“Eu treino todos os dias. Meus treinos na água são com o Paulo Prass, que vem sendo um ótimo técnico e me ajuda muito e os físicos com o João Renato, também importante nessa minha evolução”, conta Gui, também destacando a participação fundamental de seu pai.
“Ele sempre me apoiou muito dentro e fora d’água, fazendo o possível e o impossível. Devo muito a ele, é meu grande parceiro para tudo”, agradece o atleta.
O pai lembra o início da trajetória com o filho, ainda com seis anos de idade, sempre com dedicação e buscando apoios para que ele pudesse chegar ao nível atual.
“Faço tudo para que ele tenha condições de treinar e competir bem. Fizemos uma parceria com a FUPES (Fundação Pro-Esporte de Santos), que se continuar para os próximos anos vai ajudar bastante. Ele ainda é bem novo, já compete em condições de igualdade com os principais nomes do País, e tem tudo para representar muito bem o Brasil”, relata Rogério.
Além do SUP, o Aloha Spirit terá disputas no va’a, também conhecida como canoa havaiana ou polinésia, com provas nas categorias equipes, individual, duplas e a novidade a canoa V3, para três remadores.
Também a natação em águas abertas, valendo como seletiva para uma prova restrita no Arquipélago de Alcatrazes em fevereiro de 2020; o paddleboard; o surfski; o triatlhon waterman (reunindo natação, SUP e paddleboard); e a apneia estática.
Outros atrativos serão a prática de yoga, o Festival Aloha Spirit de Cinema e ações socioambientais, culturais e educativas, tendo como tema a Simbologia da Água.
O Aloha Spirit 2019 tem o copatrocínio da Riachuelo e Cerveja Enseada, com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e Secretaria de Turismo, Projetos Mares Limpos – ONU Meio Ambiente, Menos 1 Lixo, Mormaii, Mirage e Revista Trip. Realização: Associação Magna de Desportes e produção da Ecooutdoor Sports Business.