Fenômeno do SUP Race, Guilherme dos Reis desponta como treinador

Compartilhe
Guilherme dos Reis
Guilherme dos Reis competindo contra os melhores do mundo na Pacific Paddle Games de 2018, quando conquistou o histórico vice-campeonato da prova. Foto: Reprodução

Guilherme dos Reis é um dos maiores fenômenos (talvez o maior) já produzidos pelo SUP Race brasileiro.

Competindo na modalidade desde os 12 anos, aos 16 ele conquistava, em 2016, seu primeiro título como campeão brasileiro profissional de SUP race – época em que o esporte atingia seu mais alto nível técnico, a chamada “era de ouro do SUP Race nacional”.

No ano seguinte, veio o bicampeonato brasileiro profissional e Gui resolveu investir em competições internacionais.

Foi então que, em 2018, ele conquistou o vice-campeonato da Pacific Paddle Games, a maior e mais importante competição profissional de SUP Race do mundo, que lhe rendeu um convite para integrar a equipe internacional da SIC.

Contudo, a pandemia de Covid-19 acabou mudando tudo, e a falta de competições e de perspectivas colocaram o atleta em uma situação delicada.

Foi então que o convite para treinar um amigo, acabou por mudar radicalmente seus planos. Na entrevista a seguir, concedida a Luciano Meneghello, Guilherme fala sobre a nova fase em sua vida.

Entrevista – Guilherme dos Reis

Guilherme dos Reis
Competindo em alto rendimento desde os 12 anos, Guilherme dos Reis acumula uma bagagem técnica diferenciada. Foto: Reprodução

Muita gente tem se perguntado “Por onde anda Guilherme dos Reis?”. Pode tirar nossa dúvida e responder essa pergunta?

A pandemia e a falta de competições fizeram com que eu tomasse outro rumo e fui morar em São José dos Campos (SP) buscando lapidar minha técnica, aproveitando a estrutura do centro de treinamento do Tuca (Arthur Santacreu). Treinei por um período com ele e com o Rafael Leão e foi muito bom, mas não era fácil conseguir treinar regularmente como antes.

Estava recém-casado, um pouco desmotivado por causa da falta de competições e precisava encontrar outras fontes de renda. Foi quando conheci o Alexandre Bicudo (Tiziu). Ele trabalha com serralheria e me ofereceu um emprego.

Começamos a trabalhar juntos e ele, que rema de SUP, é super interessado no esporte. Então conversávamos bastante sobre equipamentos, técnicas de remada e tive a ideia de começar a treiná-lo e deu super certo. Foi meu primeiro aluno.

Com o Alexandre, comecei minha trajetória desenvolvendo planilhas de treino e usando minha experiência ao longo dos anos competindo e treinando.

Os resultados começaram a aparecer e comecei a receber novos pedidos para treinar remadores. Eu e minha esposa tivemos um filho e voltamos a morar no litoral. Com a internet, consigo trabalhar em qualquer parte do Brasil acompanhando online a evolução dos meus alunos.

Foi uma boa solução para lidar com a falta de competições, né?

Sem dúvida! A pandemia fez com que eu tomasse um rumo diferente. Agora eu estou morando em uma cidade que me permite treinar com mais frequência, além disso, quem tem filho pequeno sabe o quanto é difícil cuidar de um bebê, e estamos muito felizes de estar mais perto da minha família e do mar.

Fenômeno precoce: Ao lado pai e ídolo, Paulo dos Reis, em 2014, quando a dupla venceu a primeira edição do desafio Leme ao Pontal. Foto: Ecooutdoor/ Red Bull

E como você se sente ao iniciar essa nova fase, como treinador?

Como dediquei a minha vida ao esporte, competindo em alto rendimento desde dos meus 12 anos (ele está atualmente com 23 anos), tenho uma bagagem muito grande. Já participei de diversas competições nacionais e internacionais e vivenciei muitos momentos dentro do SUP. Não posso me esquecer de agradecer meu pai, Paulo dos Reis, por ter me direcionado a esse caminho e por ser o meu mestre.

Com isso, isso vi uma oportunidade de passar meu conhecimento a outras pessoas que buscam aperfeiçoar seus treinos e ter uma melhor performance na vida e nas competições. O retorno tem sido muito positivo e estou muito animado.

Poderia falar um pouco sobre sua metodologia de treinos?

A metodologia do treino que passo para meus atletas é exatamente a mesma que eu uso no meu dia a dia, adaptando conforme a necessidade de cada um.

Como não consigo remar com a maioria dos meus atletas, pela distância entre as cidades, busco orientá-los sobre a técnica e as coisas que precisam ser melhoradas via whatsapp, analisando vídeos e acompanhando a evolução de cada um através das planilhas de treino.

Criei um grupo no whatsapp onde conversamos sobre os treinos e tiramos dúvidas. Tem sido muito positivo porque acaba criando uma união entre o time e cada um acaba motivando o outro a evoluir.

Quais são seus contatos para quem quiser saber mais e fazer parte de seu time de atletas?

As pessoas podem entrar em contato comigo via direct, pelo Instagram @guidosreistraining, ou pelo meu Whatsapp: +55 12 981006688.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe