Lucas, Felippe e os irmãos Vaz na Indonésia
Lucas Medeiros, Felippe Gaspar e os irmãos Ian e Caio Vaz curtem uma temporada mágica na Indonésia com ... leia mais
O Stand Up Paddle (SUP) e sua possível inclusão nas Olimpíadas têm sido um tema recorrente entre praticantes da modalidade há anos. Para muitos atletas, a participação olímpica será de grande importância para alavancar o esporte, embora reconheçam que o caminho para essa conquista será longo e desafiador. Contudo, o anúncio das modalidades esportivas escolhidas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 mostra que a inclusão do SUP como parte do evento está mais distante do que se imagina.
O Aloha Spirit Midia teve acesso a um comunicado oficial da International Surfing Association (ISA), feito por e-mail, a todas as associações nacionais, informando sobre o status atual da possível inclusão do SUP nas próximas Olimpíadas. Infelizmente, a notícia não foi boa: o Stand Up Paddle não fará parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
O sistema olímpico tem limitações quanto ao número de esportes e atletas participantes, e a inclusão de um novo esporte frequentemente significa a exclusão de outro, algo que envolve uma complexa articulação política de bastidores entre federações esportivas internacionais e o Comitê Olímpico Internacional – COI. O comunicado da ISA às organizações nacionais de surfe reflete a realidade dessa decisão, e, infelizmente, a comunidade do SUP terá que aguardar por outra oportunidade olímpica e agora sonhar com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Brisbane, Austrália, em 2032.
“Queridos membros,
A ISA orgulha-se de que o surfe seja um desporto olímpico existente e esperamos que as Olimpíadas LA28 sejam uma vitrine espetacular para o surf shortboard – a nossa disciplina escolhida para estes Jogos.
Como devem saber, em abril de 2022, as federações internacionais de esportos que já fazem parte dos Jogos LA28 (incluindo o surf) foram solicitadas a propor novas disciplinas e eventos adicionais para o programa desportivo LA28.
A ISA sugeriu SUP Race (Corrida Técnica) e Longboard. Após uma revisão inicial, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu classificar o SUP como uma proposta de “nova disciplina” e o longboard como uma proposta de “novo evento” de surfe*.
Como resultado, em julho de 2022, o COI iniciou um processo de revisão para todas as disciplinas recentemente propostas, conduzindo um processo de avaliação que incluiu informações sobre técnica, local, formato, número de participantes, popularidade, cobertura da mídia relacionada ao SUP.
Já o longboard só será avaliado após as Olimpíadas de Paris-2024, e a decisão sobre sua inclusão está prevista para dezembro de 2024.
Todas as propostas para novas disciplinas foram examinadas pela Comissão do Programa Olímpico do COI há alguns meses, e o Conselho Executivo do COI decidiu, na sua reunião em Mumbai, no final de outubro, não permitir novas disciplinas, a menos que uma federação esportiva internacional estivesse disposta a aprovar uma já existente como substituta da disciplina. Dada esta decisão do COI, o SUP não foi considerado para as Olimpíadas LA28.
Após o grande sucesso do ISA World StandUp Paddle e Paddleboard Championships 2023, realizado na França há algumas semanas, a ISA reitera o seu forte compromisso com o crescimento e desenvolvimento global do SUP como disciplina de surf, incluindo a nível olímpico.
Além disso, vimos mais uma vez o stand up paddle integrado aos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, destacando o valor do SUP como evento olímpico.
O objetivo da ISA é incorporar o SUP em mais eventos olímpicos multiesportivos continentais e regionais. Pretendemos apresentar uma proposta convincente para a inclusão do SUP nas Olimpíadas de 2032 em Brisbane.Embora a decisão do COI sobre o SUP para LA28 não tenha sido o que esperávamos, encorajamos você a compartilhar esta notícia com seus atletas e organizadores.
Estamos otimistas e confiantes de que o Longboard ainda pode ser incluído no programa LA28 e atualizaremos os membros oportunamente.
Enquanto isso, manteremos a família global do surf atualizada sobre esse processo e nossa porta estará sempre aberta se você quiser discutir mais sobre isso ou tiver alguma dúvida.Fernando Aguerre
*NOTA: Por essa proposta, a ISA sugeriu incluir o longboard dentro da competição de surf shortbard, enquanto o SUP Race entraria nos Jogos como outra disciplina.
Presidente da ISA”