SUP Surf brasileiro estreia com força no PASA Games 2024
Após um início promissor, equipe brasileira volta a se destacar no PASA Games 2024 com a estreia do SUP Surf
O sábado (28) foi de decisão na praia Central de Balneário Camboriú (SC), com a definição dos títulos de nove categorias do CBSurf BC Surf Festival 2024 – apresentado por Jisk.
Foram para água as cinco finais válidas pelo circuito CBSurf Master Tour 2024, duas finais do Brasileiro de SUP Surf (Masculino e Feminino Pro) e mais duas finais do Brasileiro de Longboard (Masculino e Feminino Pro).
Em jogo estavam os títulos nacionais que seriam decididos nesta última etapa dos circuitos da Confederação Brasileira de Surf. Das quatro etapas realizadas, os três melhores resultados de cada atleta foram computados, tendo um descarte durante a temporada para a definição dos títulos.
A primeira final do dia começou no início da tarde com a categoria SUP Surf Feminino Pro, numa bateria disputada por duas atletas (Mulher a Mulher). O confronto entre as paulistas Louisie Frumento e Kate Brandi foi acirrada do início ao fim.
Com uma boa esquerda de 6.17 pts, Louisie superou Kate Brandi pelo placar de 11.54 contra 11.03 pts. Na soma dos três melhores resultados, o título brasileiro da SUP Surf Feminino Pro foi para a ubatubense Aline Adisaka, que após a desclassificação precoce logo na primeira rodada da competição, comemorou muito a conquista.
Este foi o quinto título brasileiro de Adisaka no SUP Surf. Multi atleta, ela também possui três títulos brasileiros do SUP Sprint e um sul-americano na mesma categoria, sendo, indiscutivelmente, um dos grandes nomes mundiais do stand up paddle.
Situação parecida aconteceu na final da SUP Surf Masculino Pro. Leonardo Gimenes (SP) competiu no limite desde as primeiras fases para ficar com o título da etapa, derrotando o seu conterrâneo Luiz Diniz (SP).
Na soma dos resultados, a terceira posição conquistada pelo santista Leco Salazar (SP) nessa última etapa, lhe deu o título de campeão brasileiro da temporada 2024 do SUP Surf Masculino.
Com o resultado, Leco conquistou seu quarto título brasileiro, acrescentando mais um troféu a sua galeria que comporta um título mundial de SUP Surf e um título mundial de SUP Longboard, coroando uma das mais bem-sucedidas carreiras do stand up paddle mundial.
O CBSurf BC Surf Festival apresentado por Jisk retorna neste domingo (29) com a segunda fase das categorias SUP 35+ e Longboard 35+ abrindo o último dia de competição.
AO VIVO – O BC Surf Festival 2024 pode ser acompanhado ao vivo no canal do YouTube CBSurfPlay e no site cbsurf.org.br. A previsão de término do evento está para meio dia.
SUP Surf Masculino Pro
1º- Leonardo Gimenes (SP)
2º- Luiz Diniz (SP)
3º- Wellington Reis (SP)
3º- Leco Salazar (SP)
SUP Surf Feminino
1ª- Louisie Frumento (SP)
2ª- Kate Brandi (SP)
3ª- Gabi Sztamfater (SP)
3ª- Kílvia Cardoso (CE)
SUP Surf Masculino Pro- Alex Salazar (SP)
SUP Surf Feminino Pro- Aline Adisaka (SP)