Professor de va’a resgata pinguim em Cabo Frio
Com a ajuda de uma aluna, professor de va’a Bruno Dias Nunes realiza resgate de um pinguim debilitado em ... leia mais
Na última quarta-feira, o campeão mundial de Stand Up Paddle, Zane Schweitzer, sofreu um grave acidente enquanto remava de Maliko para Kahului, em Maui, Havaí, treinando para a Paddle Imua. Schweitzer, que é reconhecido globalmente por ser um dos mais respeitados watermen da atualidade, compartilhou detalhes sobre o incidente em uma declaração feita em seu perfil no Instagram:
“Há 24 horas, sofri um acidente“, começou Schweitzer. Ele relatou que estava remando quando avistou um grupo de golfinhos, conhecidos como nai’a. Fascinado pela beleza dos animais, Schweitzer decidiu sair de sua prancha para nadar com os animais marinhos. “Durante meu tempo na superfície observando o grupo debaixo d’água, segurando minha prancha, um barco de apoio também notou os golfinhos. Eles devem ter percebido o grupo um pouco mais atrás e fizeram um retorno para vê-los de perto“, explica o waterman.
Foi nesse momento que o acidente aconteceu. Schweitzer contou que, enquanto tentava recuperar seu rádio VHF que havia flutuado até a superfície, levantou a cabeça e o braço, momento em que o barco se chocou com seu rosto. “Eu consegui empurrar o fundo do barco, o que pode ter salvado minha vida, pois fiquei um pouco mais fundo, abaixo do motor de popa. A hélice me atingiu nas costas e nas nádegas – achei que iria sangrar até morrer ali mesmo.“
Por sorte, dadas as circunstâncias, ele sofreu apenas cortes não muito profundos provocados pela hélice, alguns pontos, uma fratura na vértebra L1, e fraturas de fissura nas vértebras L10, L11 e L12. “Nunca fiquei tão grato por ‘sentir’, mesmo que seja dor, eu posso sentir, tenho sensação e essa dor significa que eu posso curar.”
Schweitzer fez questão de expressar gratidão por estar vivo e pelo prognóstico positivo. “Estou tão grato por estar vivo, e mais ainda por ter a certeza de que estarei caminhando e fazendo minhas coisas novamente em breve.”
O acidente de Zane Schweitzer serve como um lembrete dos perigos que os atletas enfrentam, mesmo em atividades que dominam. A equipe Aloha Spirit Midia deseja uma recuperação breve e plena.