Brasil conquista três medalhas na abertura do PASA Games 2024

Compartilhe
PASA 2024
Jessika “Moah” na reta final da disputa de SUP Race Técnico deste sábado (5). Foto: PASA / Phillipe Demarsan

O Brasil fez uma ótima estreia no primeiro dia de competições do Pan-Americano de Surf, PASA Games 2024, um dos maiores eventos de esportes aquáticos das Américas, que acontece entre os dias 5 e 13 de outubro em Lima, no Peru. Neste sábado (5), Jessica Matos “Moah”, Eri Tenório e Guilherme dos Reis garantiram três medalhas nas provas de SUP Race Técnico (duas de bronze e uma de cobre), reforçando a forte presença brasileira no evento.

Ao todo, 15 países estão competindo por medalhas e pelo título de campeão em cinco disciplinas diferentes, tanto no masculino quanto no feminino.

A jornada começou com as disputas da primeira fase do bodyboard, seguidas das eletrizantes semifinais e finais do SUP Race Técnico. O Brasil foi representado nas competições de SUP por Lena Ribeiro, Jessica Matos “Moah”, Eri Tenório e Guilherme dos Reis, enquanto no bodyboard, o time contou com Maíra Viana, Maylla Barcellos, Diego Gomes e Sócrates Santana.

PASA 2024
Largada do Race Técnico Feminino. Foto: PASA / Phillipe Demarsan

Todos os quatro brasileiros que participaram do SUP Race Técnico se classificaram para as finais. A final feminina foi a primeira a entrar na água, mas começou de forma complicada para as brasileiras Lena e Moah, que não largaram bem e precisaram correr atrás do prejuízo. Enquanto isso, Maricarmen Rivera (PUR) e Juliette DuHaime (ARG) fizeram uma ótima largada, abrindo uma vantagem significativa.

As brasileiras conseguiram se recuperar e se aproximaram das líderes, juntamente com a argentina Alma Colleta Spada. No entanto, na reta final, Maricarmen e Juliette voltaram a abrir vantagem surfando a mesma onda até a linha de chegada. Moah e Alma vieram logo atrás, surfando outra onda, mas a argentina acabou caindo da prancha, enquanto a brasileira seguiu firme até a areia. Ao final, Maricarmen levou o ouro, Juliette ficou com a prata, e Moah garantiu a medalha de bronze. Alma Colleta terminou em quarto lugar e Lena, em quinto.

Na sequência, foi a vez da final masculina fechar o dia. Eri Tenório e Guilherme dos Reis começaram muito bem, mas o peruano Itzel Delgado fez uma prova impecável, liderando de ponta a ponta. Desde a primeira boia, que contornou sozinho, surfando uma ótima onda na sequência, abrindo ainda mais vantagem, Itzel dominou a competição, fazendo jus ao favoritismo e conquistando a medalha de ouro.

PASA 2024
“Dono da casa”, peruano Itzel Delgado fez uma prova impecável. Foto: PASA / Phillipe Demarsan

A briga pela segunda colocação, no entanto, foi acirrada entre Eri Tenório e o argentino Santino Basaldella, enquanto Guilherme dos Reis vinha um pouco mais atrás. Na reta final, Eri e Santino pegaram a mesma onda rumo à linha de chegada, mas o argentino levou a melhor, ficando com a prata e deixando o bronze para o brasileiro Eri. Guilherme dos Reis terminou a prova na quarta posição garantindo a medalha de cobre.

Eri Tenório (ao centro) comemora o bronze junto à equipe brasileira. Foto: PASA / Phillipe Demarsan

As competições continuam no domingo (6), quando será a vez do SUP Surf entrar em ação com as primeiras fases das categorias masculina e feminina, a partir das 13h (horário de Brasília). O Brasil será representado por Aline Adisaka, Gabi Sztamfater, Wellington Reis e Luiz Diniz. No mesmo dia, ocorrerão as primeiras e segundas fases do bodyboard. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da PASA.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe