
Mundial da ICF: Eri Tenório faz o melhor tempo das eliminatórias do Race Técnico
Eri Tenório impressiona com melhor tempo do dia no Race Técnico do Mundial de SUP da ICF disputado na Tailândia
Circuito tem quatro etapas de SUP Race confirmadas para 2018. Foto: Divulgação Waterman League.
O APP World Tour, circuito mundial de SUP organizado pela Waterman League, agora com apoio da ISA (International Surfing Association), anunciou nesta sexta-feira (26) quatro etapas confirmadas para o circuito em 2018. As provas serão realizadas nos Estados Unidos (Nova Iorque e São Francisco), França (Paris) e Inglaterra (Londres), sendo a Nova Iorque em formato “Grand Slam”, com disputas de Wave e Race. As datas e premiações foram divulgadas da seguinte forma:
7 a 8 de julho
Modalidade: Race
Prêmio-dinheiro: US $ 30.000
15 a 23 de setembro (Race 15 – 19 / Wave 18 a 23)
Modalidade: race e Wave
Prêmio-dinheiro: $ 55.000
15 de outubro – 2 de novembro (a prova será realizada dentro de um período de espera)
Modalidade: Race
Prêmio-dinheiro: $ 50.000
8 a 9 de dezembro
Modalidade: Race
Prêmio-dinheiro: US $ 30.000
CHOOSE YOUR WEAPON
Para Candice Appleby (foto) a escolha de tamanhos de pranchas entre homens e mulheres atende a tendência entre as principais provas de SUP race do mundo. Foto: divulgação Waterman League.
Uma das grandes questões que assolam o mundo das competições internacionais de SUP Race atualmente é a questão do tamanho das pranchas. Enquanto alguns defendem a manutenção do tamanho 12’6″ como limite para a categoria Elite, é cada vez maior a adesão das 14 pés nas provas internacionais mais importantes para a categoria Elite.
No caso da APP World Tour, que até 2017 adotava a 12’6″ como limite para a Elite, as coisas irão mudar para este ano. A partir de agora, os homens que competirão na categoria Elite poderão usar pranchas até 14 pés, já as mulheres até 12’6″. A escolha por um limite máximo ao invés de um padrão de tamanho estabelecido foi feita em função das características distintas em cada raia das provas escolhidas em 2018. Enquanto Paris e Londres são disputadas em “flat water”, Nova Iorque e São Francisco serão disputadas no mar, em meio a ondas, condição na qual uma prancha menor pode ser mais adequada para o competidor.
Aloha Spirit Club é a mais nova plataforma de water sports criada em parceria por João Castro (CEO da Ecooutdoor Sports Business) e Luciano Meneghello (fundador da revista Fluir Stand Up e site SupClub).