Kalani Lattanzi vence o 45º Pipeline Bodysurfing Classic
Kalani Lattanzi foi o grande campeão do 45º Pipeline Bodysurfing Classic, uma das mais importantes ... leia mais
Uma das provas de SUP Race mais importantes e desafiadoras do mundo, a Air France Paddle Festival, disputada anualmente na Polinésia Francesa, anunciou mudanças para a edição de 2020.
Ao longo dos anos, a prova de 23 km vem sendo disputada por trajetos em sua maior parte dentro de baias e em flat water, algo que, dadas as altas temperaturas to Taiti, sempre tornou a remada extremamente desgastante.
Em 2020, no entanto, a coisa vai mudar.
Os organizadores da Air France Paddle Festival anunciaram uma mudança radical no trajeto da prova.
Sai a “sofrência” e entram 18 km em downwind. Além disso, também será incluída a categoria SUP Foil pela primeira vez em sete anos de prova.
A Polinésia Francesa é considerada a nação de esportes oceânicos à remo mais forte do planeta e um dos berços da canoagem polinésia.
Muitos remadores de va’a aproveitam a realização da prova em suas terras para testar suas habilidades no SUP, o que impulsiona ainda mais o nível das disputas.
Mesmo com a partipação de ícones do SUP internacional, várias edições foram vencidas por taitianos.
E quando a vitória foi conquistada por estrangeiros, como no caso de Titouan Puyo, Sonni Honscheid e Annabel Anderson, ela veio através de uma dura batalha contra ídolos locais como Georges Cronsteadt, Steeve Teihotaata, Enzo Bennett e Keoni Sulpice, para citar apenas alguns.
Como os esportes oceânicos à remo são muito populares na Polinésia Francesa, o Air France Paddle Festival sempre atrai um grande número de compatidores amadores e também das categorias de base. Em 2019 foram cerca de 300 inscritos.
Este ano, com a mudança de trajeto e a inclusão do SUP Foil, espera-se um número ainda maior de participantes.
A competição está marcada para o dia 04 de abril e será transmitida ao vivo feita pela Tahiti Nui Television, que também faz as transimssões de grandes provas de va’a como a Te Aito, Super Aito entre outras.
Será possível acompanhar em francês e também em inglês, com comentários do jornalista Chris Parker, editor do site SUP Racer.
A competição contará pontos para o ranking da Paddle League.
Para mais informações, visite o site oficial da Air France Paddle Festival 2020.