Check-up regular não é opcional, é parte do treino

Compartilhe
Exames preventivos check up
Indispensável para quem pratica esportes, a realização de exames preventivos ajuda a identificar condições que podem impactar o rendimento e o bem-estar. Foto: Imagem gerada por IA

Mais de 70% dos brasileiros ainda não realizam check-ups anuais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como forma de identificar e prevenir doenças, na manutenção da saúde e qualidade de vida, a realização de exames preventivos ajuda a identificar condições que podem impactar o rendimento e o bem-estar. Para quem está pensando em iniciar uma atividade física, o check-up é indispensável. 

De acordo com Guilherme di Pretoro, fisioterapeuta da Ergonolife, compreender o próprio corpo é o primeiro passo para alcançar resultados de forma segura e eficiente. “Antes de começar qualquer tipo de treino é muito importante saber como está a sua saúde. Avaliações físicas fazem parte da rotina de qualquer atleta, profissional ou não. Mas é importante pensar ‘fora da caixa’, e em iniciativas que podem sim colaborar para que você alcance resultados de maneira mais rápida e saudável”, afirma.

Para além de exames do coração, como o Teste Ergométrico, que avalia o comportamento do coração durante o exercício físico, Guilherme di Pretoro reforça a importância dos exames laboratoriais, principalmente os de sangue e urina, como ferramenta complementar à avaliação física. “Esses exames vão conseguir identificar situações que, eventualmente, estejam acontecendo com o seu corpo e que estejam passando despercebidas. Por exemplo, déficits nutricionais, equilíbrio de íons, potássio, vitaminas, minerais, hormônios, hipotireoidismo, hipertireoidismo, insulina no sangue, são fatores que vão impactar diretamente nos seus resultados. Procurem este atendimento médico ou um profissional de saúde para que seja possível alcançar resultados desejados e com saúde”, explica. 

Exames preventivos check up
Exames laboratoriais, principalmente os de sangue e urina, como ferramenta complementar à avaliação física. Foto: Priscilla Fiedler

O check-up regular oferece benefícios importantes e a recomendação para manter a análise clínica em dia também é reforçada pelo endocrinologista Dr. André Vianna, do Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Segundo ele, exames periódicos permitem acompanhar de forma constante o estado geral de saúde do paciente e identificar alterações ainda em fase inicial, muitas vezes antes do surgimento de sintomas. Isso garante intervenções mais rápidas, precisas e eficazes. “A detecção precoce é fundamental em muitas doenças, como o diabetes, hipertensão, cânceres e doenças cardiovasculares. Quando essas condições são descobertas no início, o tratamento tende a ser mais simples, menos agressivo e com melhores resultados”, afirma.

Além de detectar doenças silenciosas, os exames regulares funcionam como um guia para escolhas mais conscientes no dia a dia. “Os exames periódicos funcionam como uma espécie de ‘termômetro’ da saúde. Ao identificar fatores de risco, como colesterol elevado, glicemia alterada ou alterações hormonais, é possível orientar mudanças no estilo de vida com base em dados objetivos. Isso torna a prevenção mais personalizada e eficaz”, complementa o endocrinologista.

Apesar dos benefícios, muitas pessoas ainda negligenciam os check-ups. Dr. Vianna aponta falta de tempo, medo do diagnóstico e desconhecimento como principais barreiras. Ele reforça que a educação em saúde e o diálogo claro entre profissionais e pacientes podem mudar esse cenário. “O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança com o paciente e aproveitar cada consulta para reforçar a importância da prevenção. A educação em saúde, com linguagem clara e acessível, é uma poderosa aliada”, conclui.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe