
Equipe de Brasília vive expectativa de competir no Mundial de Va’a Velocidade
Equipe Master Feminina Palipalan, de Brasília, participa do campeonato mundial de va’a velocidade em ... leia mais
Patrick Winkler recebe o convite pessoalmente de Pierre Lopez (à dir.), organizador da DPC, que recentemente esteve no Brasil. Foto: AP
A França, possivelmente, é a maior referência de esportes aquáticos na Europa. No caso do ISA World SUP & Paddleboard, o país sempre esteve no top 5 desde a edição número 01.
Poster da prova.
Os europeus são apaixonados por esporte e criar eventos extraordinários em seu próprio território é algo que aconteceria mais cedo ou mais tarde. Sendo assim, o remador de prone paddleboard e atleta da Oxbow, Pierre Lopez, realiza neste ano de 2019 a travessia Dune Paddle Crossing.
Pierre Lopez, morou na Austrália e Nova Zelândia por três anos e herdou uma grande paixão pelo prone paddleboard (modalidade clássica nos dois países mencionados). Curiosamente, o prone tamanho 10’6”, popularmente conhecido como “Surf Life Saving Paddleboard”, voltou a crescer bastante em vários países europeus, passando por: Inglaterra, Espanha, Dinamarca e logicamente França. Mesmo com o crescimento desta modalidade de prancha, a intenção do Dune Paddle Crossinng é utilizar somente a categoria Stock Prone, ou seja, 12 pés.
A travessia começa na belíssima praia de Lacanau e termina em Duna Pilat, ao todo 47 km de downwind, com temperatura da água em torno de 18 graus. Durante o percurso, o remador enxerga somente as Dunas de areia por isso a prova teve este nome de batismo.
O evento terá janela de 02 dias de espera, para avaliar as melhores condições de vento. Durante a janela, todos os atletas estão alojados em barracas no formato de acampamento. Parece rústico, mas é uma tradição local e ajuda muito a promover o conceito de união entre os remadores.
Embora a organização da prova tenha recebido diversos pedidos para inserir remadores de SUP, canoa havaiana e surfski o evento é restrito a remadores de prone neste ano de 2019. A intenção é convidar 25 atletas, sendo 20 europeus e convites especiais para Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Havaí (no universo aquático, é um estado independente) e Brasil.
Patrick em ação durante o Mundial da ISA. Foto: Reed/ ISA
Patrick Winkler, atleta da seleção brasileira que já participou de 3 edições do campeonato mundial (ISA World SUPP) e que completou a travessia Molokai to Oahu no ano de 2017, recebeu o convite de Pierre Lopez. O Francês teve uma rápida passagem pelo Brasil, e o convite acabou acontecendo de maneira presencial.
“Representar o Brasil em provas internacionais já é uma honra, mas ter o prazer de conhecer a costa litorânea da França, remando de paddleboard, é uma oportunidade imensurável” Comenta Winkler, demonstrando entusiasmo pelo convite.
“Falando sobre o desenvolvimento do prone paddleboard em nosso país, é imprescindível ver o nome do Brasil envolvido nos principais eventos internacionais da modalidade” Acrescenta Winkler.
O Dune Paddle Crossing 2019 acontecerá entre os dias 05 a 07 de julho e tem como patrocinador oficial a marca de surfwear Oxbow.
No melhor estilo francês, ao completar a travessia, cada atleta será recebido com ostras e vinho branco imediatamente a pós a chegada.
Para quem segue Patrick Winkler nas rede sociais (@Patrick_in_water), sabe que o atleta costuma escrever seu tradicional “diário de bordo” nas viagens de paddleboard ao redor do mundo e a cobertura do Dune Paddle Crossing 2019, pode ser acompanha aqui mesmo no Aloha Spirit Club.