APP World Tour cancela etapa havaiana de SUP Race
Nova onda de contaminações de Covid-19 provocada pela Variante Delta no Havaí leva APP World Tour a ... leia mais
No último fim de semana dois eventos, Aloha Spirit Festival, em Caraguatatuba (SP) e Desafio do Faróis, em Salvador (BA), movimentaram o prone paddleboard brasileiro.
No sábado, 12 de novembro, foi a inauguração de uma edição muito especial do Aloha Spirit Festival, totalmente direcionada para o campeonato paulista nas modalidades Paddleboard, SUP e Va’a. Uma novidade na estrutura do evento estadual.
A prova de paddleboard teve 5 km de distância com duas voltas nas famosas ilhas da Coacanha em Caraguatatuba. Um cenário ideal para realização de provas de remada.
Numa disputa acirradíssima Patrick Winkler chegou à frente de Felipe Barone por apenas 9 segundos, assegurando seu título de tetra campeão paulista da modalidade.
Na sequência, o veterano Rogerio Melo, conquistou a medalha de bronze, mais um pódio para sua nobre carreira.
“Esta foi minha despedida como atleta da Raia da USP (time free paddle). Foram maravilhosos 10 anos , representando uma das principais assessorias do Brasil, mas agora passo a representar oficialmente a cidade de Ubatuba, a qual sou morador a poucos meses”, conta Patrick.
Vale lembrar que Felipe Barone, que fez a melhor temporada de sua carreira esportiva, também é morador de Ubatuba e ambos passarão a treinar juntos para temporada de 2023.
Já no feminino, Catarina Winkler, garantiu sua terceira vitória em campeonatos paulistas. Uma ascensão rápida e fulminante da atleta, que divide igualmente sua agenda de treinos entre natação em águas abertas e o paddleboard.
Na sequência, a veterana Raquel Daoud e a revelação Simone Guazeli, da cidade de Sorocaba, completaram o pódio.
Já na Bahia, aconteceu o tradicional Desafio dos Faróis, com 23 km de distância, com largada no farol de Itapuã e chegada no farol do Porto da Barra.
Se no campeonato de São Paulo, as provas foram realizadas no paddleboard Stock (tamanho até 12 pés), no evento da Bahia, esta prova foi realizada na versão Unlimited (sem limite de tamanho).
Remando com uma prancha de 16 pés, Jader Andrade venceu pela terceira vez o desafio, chegando com autonomia a frente dos “lendários” e experientes remadores de downwind: Mauricio Abubakir e Professor Genauto França. No feminino, uma vez mais, Sinara Pazos foi o grande destaque da prova.
Tanto o Aloha Spirit Festival Caraguatatuba, quanto o Desafio dos Faróis, foram tarefas árduas para os remadores da seleção brasileira, formada por Patrick, Jader, Catarina, e Sinara que voltaram do campeonato mundial em Porto Rico, menos de 4 dias antes dos desafios citados.
O prone paddleboard nacional nunca teve um calendário tão fomentado como este de ano de 2022 e a expectativa é a de em 2023 a modalidade ganhe ainda mais visibilidade e mais eventos.