
Aloha, Telmo Rodrigues, seu legado permanecerá entre nós
A equipe Aloha Spirit expressa seus sentimentos diante da perda do atleta Telmo Rodrigues que nos deixou ... leia mais
O Projeto Filhos da Nação, que desde 2017 utiliza o esporte como ferramenta de transformação social no Distrito Federal, inicia uma nova fase em 2025 com a abertura do Ciclo Incentivado 2025-2026, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos que vivem em instituições de acolhimento e são acompanhados pela Vara da Infância e Juventude. A abertura oficial dessa nova etapa será celebrada no dia 3 de setembro, na sede da ASCADE, em evento que reunirá instituições parceiras, beneficiários, patrocinadores, voluntários e apoiadores.
Nesta edição, além dos jovens do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, o projeto também passa a contemplar 10 adultos com deficiência (PCD) vinculados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (Apaed). As aulas serão realizadas às terças-feiras pela manhã, às quartas-feiras no período da tarde e em todo último sábado do mês. Ao longo de 12 meses, 308 pessoas serão beneficiadas em atividades no contraturno escolar que promovem saúde física, mental e emocional, combinando esportes a remo com a Psicoterapia Junguiana.
O novo ciclo amplia de forma significativa o alcance do projeto, que antes atendia, em média, 30 crianças e adolescentes por mês em uma única aula mensal. Agora, com o apoio das empresas patrocinadoras Neoenergia, Sicoob, Drogasil, BRB Seguros e Emgea, serão formadas até 10 turmas mensais, totalizando centenas de atendimentos ao longo do ano. As ações beneficiarão diretamente instituições como Lar São José, Lar Jesus Menino, Irmão Áureo, Batuíra, Casa de Ismael e Nosso Lar. Essa ampliação será possível com a estruturação de uma equipe multidisciplinar composta por educadores físicos, psicólogos, psicoterapeutas, atletas, educadores ambientais, entre outros. Além disso, os voluntários, que sempre foram a força motriz do Filhos da Nação, continuarão atuando no projeto.
Desde sua criação, o Filhos da Nação tem promovido impacto positivo no rendimento escolar, na socialização e no desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso de acolher, apoiar e transformar vidas por meio do esporte e da cidadania. Interessados em conhecer mais detalhe sobre o projeto podem entrar em contato com a coordenadora do projeto, Gabriela Speziali pelo WhatsApp (61) 98110-0906 ou acessar o portal: filhosdanacao.com.br.