COB abre processo seletivo de cursos gratuitos para profissionais do esporte

Compartilhe
cursos COB
Instituto Olímpico Brasileiro, área de educação do Comitê Olímpico do Brasil, oferece diversas oportunidades em cursos gratuitos ligados ao esporte. Foto: COB/ Reprodução

Dando continuidade à sua missão de difundir o conhecimento em prol do fortalecimento do mercado esportivo nacional, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), está abrindo as inscrições para o processo seletivo de 16 cursos gratuitos de capacitação. Atletas, treinadores, gestores, profissionais do esporte e público em geral podem se cadastrar para concorrer às vagas. O procedimento deve ser feito através do site: cob.org.br/pt/cob/home/instituto-olimpico-brasileiro/cursos-do-iob.

O COB, através do seu Instituto Olímpico, vem capacitando profissionais de diversas áreas e contribuindo de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional. Para que essa evolução continue a acontecer, precisamos cada vez mais de profissionais aprimorados e atualizados. Uma capacitação que alie teoria e prática, e cujo resultado será o desenvolvimento de lideranças empreendedoras e de visão estratégica”, afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.

Alguns cursos estão com inscrições abertas até o dia 29 de abril, são eles:

  • Fundamentos da Administração Esportiva;
  • Curso Básico de Gestão para Treinadores;
  • Programa de Carreira do Atleta – Núcleos de Alto Rendimento e de Transição de Carreira.

Também existem oportunidades que ficam abertas para o público em geral durante todo ano:

  • Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação;
  • Programa de Carreira do Atleta – Núcleo de Jovens Atletas;
  • Programa Esporte Seguro: Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte – para adultos (PEAAE);
  • Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens;
  • Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando. 

Anualmente, abrimos as inscrições para cursos de capacitação voltados aos profissionais do esporte. Nosso principal objetivo é ter pessoas com conhecimento e habilidades para planejar e colocar em ação os projetos de desenvolvimento esportivo, seja na formação de atletas, na gestão de entidades esportivas ou na produção de políticas e financiamento. As pessoas estão no centro de qualquer atividade, são elas que irão colocar a mão na massa, e cada vez mais precisamos compreender a alta importância do capital humano para a evolução do esporte”, destaca Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), do COB, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas.

O Instituto Olímpico Brasileiro

Lançado em 2009, o Instituto Olímpico Brasileiro tem o objetivo maior de gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e de desenvolvimento. Através de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.

O IOB atua por meio dos seus principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta e Academia Brasileira de Treinadores, além dos Projetos Especiais e do Programa Esporte Seguro.

Em 12 anos de existência, o IOB já capacitou mais de 20.000 pessoas, entre gestores, treinadores e atletas, em quase 240 cursos.

Entre os profissionais que já passaram por cursos do IOB estão o vice-presidente do COB, Marco La Porta, a medalhista olímpica no vôlei de praia e CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Adriana Behar, a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres 2012, e Kiko Pereira, treinador da seleção brasileira de judô, entre tantos outros nomes do esporte nacional.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe