CBCa abre edital para criação de núcleos de Paracanoagem

Compartilhe
Paracanoagem
Entidades ou municípios que queiram implantar ou desenvolver a Paracanoagem poderão fazer sua inscrição, o propósito é oportunizar núcleos a todas as regiões do país. Foto: Roberto Peixoto

A Confederação Brasileira de Canoagem abriu dois editais de chamamento para a criação e formação de núcleos de desenvolvimento e base da Paracanoagem.

Os propósitos dos projetos são distintos, o Projeto DAPEP – Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Paracanoagem nas Entidades de Prática, visa o atendimento e suporte primário as entidades de prática que desenvolvem as bases nacionais, com o intuito de disseminar e massificar a modalidade em diferentes cidades.

 O Projeto de Núcleos Regionais visa a criação de (05) cinco polos (um em cada região do país) que irão dar subsídios ao desenvolvimento do esporte nacional, onde o objetivo é além de fornecer materiais para o desenvolvimento regional do esporte, também ocorrerá fases de treinamento e avaliações que irão corroborar para a detecção e captação de novos atletas para a Paracanoagem.

 Os dois projetos fazem parte de um dos pilares do Programa Desenvolvimento da Paracanoagem Brasileira – Estruturação de Núcleos de Treinamento – o qual por meio de diferentes áreas e departamentos espera alcançar novas propostas e ideias para que a Paracanoagem brasileira seja referencia no paradesporto nacional, sobretudo planejando ações pós Jogos Olímpicos de Tóquio.

 “Estes projetos visam massificar, fomentar e sobretudo desenvolver a Paracanoagem Brasileira, pensando nos próximos ciclos paralímpicos, nos tornando referência nacional do paradesporto”, comenta Leonardo Maiola, Supervisor do Comitê de Paracanoagem. 

+ Veja aqui a Circular CBCa 038/2021 sobre os Núcleos Regionais de Paracanoagem

 Um dos objetivos destacados nestes projetos é a participação feminina, espera-se que ao menos 30% de mulheres participantes, além disto o mesmo número de pessoas precisa ter idade inferior a 25 anos.

“Precisamos cada vez mais oportunizar a prática da Paracanoagem a jovens e mulheres, pois em acordo com o nosso banco de dados, a entrada e o acesso a estas pessoas ainda está reduzido. Isso irá auxiliar na massificação, fato que corrobora na realização de uma captação e detecção de talentos para que em um futuro breve tenhamos novos atletas representantes do Brasil em eventos internacionais”, reforça Maiola. 

+ Veja aqui a Circular 037/2021 do Projeto DAPEP 

As inscrições dos projetos estarão abertas entre os dias 17 de junho de 2021 e 04 de julho, sendo que a remessa da documentação deve ser encaminhada para o e-mail leonardo.maiola@canoagem.org.br e posteriormente deve ser franqueada pelos correios dentro desse prazo, todas os requisitos estão disponíveis nos editais descritos no corpo a reportagem.

Fonte: CBCa

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe