CREF para treinadores é o tema do “Em debate” desta quinta
Nesta quinta-feira, 08 de julho, às 20h, vai ao ar mais um programa “Em debate”, exibido ao vivo no Aloha ... leia mais
Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na praia de Juquehy, São Sebastião (SP), nesta segunda-feira (31).
Uma equipe do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, foi acionada para atender uma ocorrência e contatou que se tratava de um filhote, com cerca de 7 metros, já em estado de decomposição.
Os técnicos agora farão um exame de necropsia para identificar a causa da morte, esperando a maré baixar para avançar com a investigação.
Segundo declarou a bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora das atividades do Instituto Argonauta na região, a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal serão importantes para saber mais sobre as causas da morte e da ocorrência da espécie na região.
A baleia jubarte saiu a pouco da lista de animais ameaçados, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante ou Least Concern, em inglês (LC).
Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas.
O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
O serviço de resgate de animais marinhos através do Instituto Argonauta pode ser acionado pelo telefone (12) 3833-4863.