Amyr Klink encerra o I Simpósio Niteroiense de Va’a nesta quarta-feira

Compartilhe
Amyr Klink já realizou uma série de expedições importantes, entre elas, a circunavegação Polar em Solitário, além de ser a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, solo, em 1984. Foto: Reprodução

O aventureiro, navegador e escritor Amyr Klink abre o I Simpósio Niteroiense de Va’a nesta quarta-feira, 30 de junho, com transmissão ao vivo no canal do YouTube Aloha Spirit Midia.

Amyr já realizou uma série de expedições importantes, entre elas, a circunavegação Polar em Solitário, além de ser a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, solo, em 1984. Ele é também um profundo conhecedor da cultura tradicional da canoa brasileira.

Vale salientar que, ao contrário das demais palestras, a apresentação de Amyr não poderá ser gravada devido a questões contratuais, portanto, só poderá ser acompanhada ao vivo.

Além da participação de Amyr, o prefeito de Niterói, Axel Grael, cuja família já conquistou oito medalhas olímpicas na Vela para o Brasil, encerrará o evento nesta quarta, a partir das 17h30.

Um panorama do va’a nacional e da segurança marítima

simposio niteroiense de vaa
Da esq. para a dir.: Marcelo Esquilo (FCHERJ), Luiz Perin (ANVA’A), Capitão de Fragata Renato Vieira Melgaço e Marcelo Bueno (CBVA’A) durante a abertura do histórico simpósio realizado na terça-feira. Foto: Reprodução

O I Simpósio Niteroiense de Va’a teve sua abertura na terça-feira, 29 de junho, com a participação do presidente da Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Esquilo; o presidente da Confederação Brasileira de Va’a, Daniel Bueno; o Capitão de Fragata Renato Vieira Melgaço, da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

A escritora e remadora Luiza Perin, atual presidente da ANVA’A, conduziu as conversas com muita competência, abrindo espaços para as perguntas dos internautas, que tiveram participação ativa em todas as palestras.

Marcelo Esquilo e Daniel Bueno abordaram uma série de questões sobre o crescimento e o desenvolvimento da canoagem polinésia no Brasil de forma institucional, enquanto o Capitão de Fragata Renato Vieira Melgaço esclareceu dúvidas sobre questões de salvaguarda marítima e normas de segurança.

Capitão Melgaço também falou sobre o APP desenvolvido pela Marinha do Brasil, “Boletim ao Mar”, além de passar esclarecimentos sobre os trabalhos busca e salvamento marítimo realizados pela corporação, como no caso do número de emergência “185”, através do qual a Marinha é acionada para atender a emergências em águas brasileiras.

O I Simpósio Niteroiense de Va’a tem seu início nesta quarta-feira, 30 de junho, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Aloha Spirit Midia, com encerramento previsto para as 20h.

Assista abaixo à gravação de terça-feira:

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe