Fábio Paiva realiza ação com 2 projetos sociais de canoagem nessa sexta-feira, em Santos
Entusiasta das canoas havaianas, Fábio Paiva realiza ação com 2 projetos sociais com a modalidade nesta ... leia mais
O 1º Fórum da Economia do Mar em Saquarema, realizado no último dia 17, teve o objetivo de fortalecer as políticas públicas da Economia do Mar na Região dos Lagos, além da troca de experiências e cases de sucesso envolvendo o tema.
O evento foi fechado para convidados, organizado pela Prefeitura Municipal de Saquarema (PMS), que contou com a presença de 10 municípios, cinco Secretarias Estaduais, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), mídia em geral e muitos outros parceiros. Nele foi realizado o lançamento da parceria Lagos 2030 – Um Mar de Oportunidades, cujo intuito é fortalecer as políticas públicas da Economia do Mar na Região dos Lagos, além da troca de experiências e casos de sucesso envolvendo o tema para se buscar alcançar as metas 6 e 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Programa das Nações Unidas (PNUD) da agenda 2020/2030, a Década dos Oceanos.
João Castro, CEO do Festival Aloha Spirit foi convidado pelo município de Saquarema para compor a mesa com Ivan Martinho, CEO do WSL América Latina e Ana Claudia, Coordenadora do SEBRAE na região dos lagos, para trocar experiências e falar de iniciativas de sustentabilidade e desenvolvimento econômico para as cidades através de eventos.
O Aloha Spirit Festival para quem acompanha, já apresenta ações de vanguarda desde o seu começo, mas foi a partir de 2018, com o mote “A Simbologia da Água”, que o evento fincou bandeira em um formato sustentável em todas as suas frentes, com a contratação de Patricia Mazoni, consultora especialista em eventos. Em 2023 o Aloha Spirit começou a usar a assinatura ESG a partir da contratação de Noa Magalhães, também consultora Socioambiental e dona da Mentalize (@mentalizeambiental).
O Fórum aconteceu no último dia 17 de outubro de forma integrada com a estrutura usada pela WSL, na etapa Challenger Series do Circuito Mundial de Surfe. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e os municípios da Região dos Lagos, através da Rede Lagos.