Confirmada primeira prova a nado no Arquipélago de Alcatrazes
Após longo tempo de planejamento, as informações sobre a prova de águas abertas em Alcatrazes estarão ... leia mais
Uma das coisas mais importantes para um evento esportivo é extrair dele a sua maior potencialidade, o que ele realmente representa para os seus clientes, mas lembramos que cada prova de Maratona Aquática no Brasil tem a sua importância singular, e o que elas têm de igual são as pessoas, os nadadores, matéria prima do trabalho de empresas realizadoras deste setor.
Sem parecer melhor que qualquer outra prova, o que não é, Alcatrazes é uma experiência não melhor ou pior, mas incomparável. Alcatrazes é colocar-se à prova e é algo que deve constar no currículo de um dos nadados de águas abertas do Brasil. Nadar em Alcatrazes é estar em total conexão com o meio ambiente e em um dos lugares mais preservados do Brasil.
Realizar qualquer evento já é um enorme desafio, principalmente se realizado em ambiente outdoor, mas se somar a isso os eventos aquáticos, a responsabilidade aumenta muito. Agora some também a responsabilidade de realizar uma prova em uma área de proteção permanente, com muitas regras acertadamente inflexíveis, como montar uma prova de natação sem poder colocar boia, sem poder tocar buzina de largada para não espantar os pássaros, sem poder levar para os atletas alimentação e água, tendo que o próprio atleta levar a sua e em recipientes específicos e recicláveis.
Vamos a outro desafio?! Que tal navegar em mar aberto com dezenas de pessoas sob os seus cuidados, em embarcações que precisam ser pré-aprovadas pela Marinha, levando todas para um local distante 44 km da costa onde qualquer acontecimento urgente se torna um desafio enorme para ser efetivamente resolvido.
Fevereiro de 2021 seria a 3ª edição desta prova, mas a pandemia não deixou. Expectativa x frustração. Muita gente inscrita, tickets esgotados, expectativa e o balde da água fria. Por outro lado, uma enorme massa aguardava as inscrições para nadar em fevereiro de 2022, mas com o adiamento da prova 2021 eles só poderiam tentar uma das poucas vagas disponíveis para nadar em 2023, e foi ai que a organização decidiu abrir inscrições e fazer a prova em 2 finais de semana praticamente seguidos.
Ano de 2021 nadaria nos dias 5 e 6 e ano de 2022 nadaria nos dias 19 e 20 de fevereiro. Esta escolha trouxe uma nova visão sobre a prova, “ela é especial, única” e com isso seria incrível ter um patrocinador, quem sabe uma marca que investisse o suficiente para ter o direito do que chamamos de Naming rights, ou seja, o nome da prova ser o nome da marca, e é claro que a primeira marca que levamos o projeto ou ideia foi para a Mormaii Natação, afinal ela já era apoiadora da prova. Pode-se dizer que frente a todos os problemas enfrentados pela organização, a participação da Mormaii foi indispensável, assim como indispensável foi o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, município este que deste ano em diante será a sede da prova.
Muito ainda há para evoluir e construir com estes parceiros, mas sabemos que Mormaii e Ilhabela, juntos com a Ecooutdoor, é trio que dança a mesma música, que sabe como fazer e tem como objetivo real transformar provas em ótimas experiências para os atletas. Em Ilhabela temos um prefeito, o senhor Toninho Colucci, conhecidamente a favor de esporte e de eventos esportivos na cidade, e agora acompanhado do secretário de esportes Harry Finger que é atleta, um grande ultramaratonista aquático, com a habilidade e a real compreensão da boa influência do esporte para uma cidade e seus munícipes. Por que eventos sempre agradecem marcas privadas e poder público? Porque eles são indispensáveis para a concretização de eventos e devem ser lembrados quando o envolvimento é verdadeiro.
Não foi fácil realizar as provas, principalmente pelo inesperado problema com os barcos aptos para navegar até Alcatrazes, barcos que precisam estar classificados na capitania como “navegação de mar aberto”, barcos que durante a pandemia praticamente deixaram de existir na região, os que lá existiam não estavam mais classificados assim, ou foram vendidos para outros estados, e ai foi que o desafio Alcatrazes começou, afinal o sucesso da prova é a soma de conquistas e competência de uma organização, somado ao sucesso e segurança de cada atleta.
Muita movimentação foi feita para o não cancelamento e devolução dos valores, algo que naquele momento economicamente falando parecia o melhor a ser feito, mas a Ecooutdoor Sports Business tem sim de maneira inteligente ou não, empreendedora ou não, o hábito de ir até o fim para honrar o que vendeu. Foram trazidos barcos de Ilha Grande, Rio de Janeiro, lugar mais próximo dentro de um raio que envolveu, Santos, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, buscando barcos classificados para navegar até lá.
Ok, foi um desafio tudo isso MAS VALEU MUITO A PENA! A grande maioria dos atletas, podemos dizer que praticamente a unanimidade, entendeu cada mudança de data, cada mudança de dia para que o seu momento chegasse, e chegou. Nadar em Alcatrazes é único e sabe por quê? Porque lá o atleta se guia pelas ilhas, lajes e paredões para acertar o caminho. Porque lá o atleta precisa sentir como estão as correntes, que mudam durante a prova, e aplicar no momento certo a técnica adequada. Porque ele precisa ter boa leitura das correntes para saber escolher a melhor rota, se próximo ou distante do costão. Porque ele precisa aprender a não se distrair com a cor da água e a rica vida marinha.
Nadar em Alcatrazes é saber que estará imerso em um ambiente “deles” e não nosso. Ambiente de golfinhos, baleias, raias, peixes diversos e até de água viva que este ano estiveram pela primeira vez presentes em boa quantidade, dando o seu “oi” para alguns atletas, mas nada grave, e mesmo assim cada atleta que teve um encontro com alguma água viva, saiu da água com um sorriso enorme e chegou de volta em terra com um sorriso gigante.
O que é a prova SWIM ALCATRAZES? Pergunte para quem já esteve lá, esta é uma boa dica.
Para 2023 a organização atenderá atletas inscritos para a prova de 2022, mas que mudaram a sua inscrição para o próximo ano, opção criada pela organização para eles que ainda não estavam totalmente confortáveis com o atual momento de pandemia. Apenas após a computação da real quantidade é que serão abertas possíveis novas vagas.
Obrigado a todos vocês atletas pela compreensão e pelos abraços que muitos fizeram questão de nos dar, cada abraço aliviou um pouco cada um de nós da organização.
Até a próxima.