3 pontos que podem causar falta de ar nas águas abertas
Nosso colunista, Samir Barel, fala sobre três pontos que podem causar falta de ar nas águas abertas e ... leia mais
Fala pessoal! Hoje queria destacar um fundamento extremamente importante para os nadadores e que muitos acabam não dando a devida atenção nos treinos: a propriocepção. É a nossa capacidade de perceber o próprio corpo.
Nossos músculos, tendões e articulações possuem receptores sensoriais chamados proprioceptores. Eles enviam ao sistema nervoso central as informações sobre a posição e o nível de tensão de cada um deles. Com isso você sabe e entende a posição do seu corpo em relação ao espaço, consequentemente é capaz de controlar cada um dos membros e realizar o movimento mais adequado para manter seu equilíbrio e segurança.
Mas Samir, por que isso é importante na natação? Para se ter um deslocamento eficiente do corpo na água é preciso uma ação coordenada de braços, pernas, tronco e cabeça, favorecendo a propulsão. Para que essa ação aconteça, o nadador utiliza sua habilidade intuitiva de sentir o movimento que está sendo executado e de forma consciente integra as ações dos diversos grupos musculares para que haja o máximo de eficiência e economia de energia durante o nado. Ou seja, ao adquirir e desenvolver a autopercepção da posição estática e dinâmica do corpo, o atleta naturalmente melhora sua postura (posição aerodinâmica), tornando o nado mais equilibrado e eficaz.
Por isso, em praticamente toda planilha de treino existem alguns exercícios específicos para aumentar o controle do próprio corpo, para que você possa desenvolver os movimentos da modalidade, corrija o posicionamento das articulações e melhore a recepção dos estímulos, permitindo assim uma assimilação melhor dos movimentos.
A propriocepção também exerce um papel fundamental na prevenção de lesões. Uma vez que o atleta possui um controle maior dos movimentos, o próprio sistema nervoso central cria um mecanismo para defender o corpo em ações reflexas, tanto no caso de movimentos bruscos como na mudança de direção dos movimentos. De modo consciente ou inconsciente, os estímulos proprioceptivos influenciam diretamente no tônus muscular, execução motora e coordenação, reflexos musculares, equilíbrio postural e estabilidade articular.
Portanto, se você busca melhorar tecnicamente e/ou elevar seu rendimento, não deixe de trabalhar a propriocepção ou procure um trabalho de propriocepção personalizado. Ao entender os limites e a aplicação de cada movimento, o atleta desenvolve maior consciência corporal, consequentemente executa os movimentos de forma mais adequada e eficiente.
Espero que esse conteúdo seja útil. Nos vemos em breve!