
Samir Barel é o novo recordista da ultramaratona aquática da Ilha Grande
Samir Barel concluiu os 37 quilômetros da travessia da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Foram 9h46min13seg ... leia mais
Na noite da última quarta-feira, 06 de abril, Maurício Cangiani se tornou o primeiro homem a contornar em dias consecutivos a Ilha de Santa Catarina a nado. No total, foram 125 quilômetros percorridos em cinco dias em um feito que entra para a história da natação em águas abertas brasileira.
A Volta à Ilha a nado já aconteceu em outras ocasiões. Em 1999, a paranaense Dailza Damas se tornou a pioneira ao completar o percurso de forma individual.
Além disso, Rinaldo Feldmann, amigo do Mauricio, também já completou a prova com outros amigos, em forma de revezamento. Foi justamente ao relembrar esses momentos que surgiu a ideia de reprisar o feito.
Essa verdadeira maratona começou ainda no último sábado (2). A largada foi às 6h, na praia da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha.
No total, a equipe de apoio pra fazer o desafio acontecer teve 56 pessoas – diretor de prova, guarda vidas, marinheiros, fotógrafo, psicóloga e amigos – além de um ou dois caiaques, e uma embarcação de apoio emergencial.
Maurício é natural de Piracicaba, em São Paulo. Tem 39 anos, pratica natação desde pequeno e hoje em dia leciona o esporte em Florianópolis.
Após concluir os cinco dias de prova, Maurício conta que foi inundado de sentimentos:
“Comecei os treinos em 2018, ainda bem antes da pandemia. Os treinos tinham duração de duas horas de segunda a sábado. Também fiz treinos mais longos nos fins de semana. Também fizemos terapia com a psicóloga do esporte e musculação”, explicou o nadador.
Fonte: NDMais