No país da 11 City Tour, o SUP é um meio transporte

Compartilhe
Cena cada vez mais comum em grandes cidades holandesas, onde o SUP caiu perfeitamente no gosto dos moradores. Foto: Reprodução

Enquanto os amantes da provas de SUP race acompanham as disputadas da 11 City Tour, muita gente se admira com a quantidade de canais navegáveis que entrecortam a Holanda.

Com boa parte de suas terras abaixo do nível do mar (daí o nome “Países Baixos”) os holandeses expandiram os canais por quase todo seu país para que a Holanda literalmente não fosse inundada pelo mar.

Essa canalização fez com que se criassem também vias adicionais para circulação. Várias cidades possuem embarcações destinadas ao transporte público, que trafegam pelas hidrovias dos canais, juntamente com barcos particulares e, mais recentemente, muitos SUP’s.

o Hiswa Sup Tour é um remadão realizado anualmente em Amsterdã. Foto: Reprodução/ Hiswa Sup Tour

Por volta de 2010, quando o stand up paddle explodiu na Europa, os holandeses viram ali o brinquedo perfeito para unir o útil ao agradável.

Hoje, principalmente nas grandes cidades, onde as vias urbanas terrestres são bem congestionadas, é comum notar moradores bem agasalhados usando as pranchas com remo para se locomover pela cidade através dos canais.

Em Amsterdã, onde o SUP já é bem difundido, acontecem encontros extremamente populares, como o Hiswa Sup Tour, evento ligado a uma feira do segmento náutico que é realizado desde 2013.

O remadão é inspirado nos encontros de bikers, só que, ao invés de pedalar pelas ruas da cidade, os participantes saem remando pelos canais. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi cancelado nos anos de 2020 e 2021, mas há a possiblidade de sua volta este ano.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe