
Praia da Almada recebe 3ª etapa do circuito de canoa caiçara em clima de confraternização
3ª etapa do Circuito de Corrida de Canoa Caiçara 2019 aconteceu no último 05 maio, na Praia da Almada, em ... leia mais
A bordo de uma prancha 6’9″, Schweitzer chegou á frente de todos os competidores, incluindo, evidentemente, remadores de surfski, va’a e SUP race. Foto: Reprodução M2M.
O havaiano Zane Schweitzer conquistou no último final de semana o título da M2M Crossing, uma prova de travessia de 26 milhas (42 km) pelo canal de “Pailolo” que separa as ilhas havaianas de Maui para Moloka’i.
A competição é realizada em diferentes modalidades de remada, entre elas, o va’a, SUP race, surfski e, mais recentemente, o SUP Foil, vencida por Schweitzer.
Mas a vitória do havaiano, no entanto, não foi somente no SUP Foil. Zane foi o primeiro entre todas as categorias, estabelecendo um novo recorde da M2M. Para conquistar a primeira colocação geral, o atleta se valeu das condições de ventos e ondulações favoráveis e também de conhecimento local.
Zane correu com um SUP 6’9” x 23” equipada com uma quilha GoFoil Iwa. A vitória do waterman que é local da ilha de Maui mostra mais uma faceta do potencial que equipamentos Foil tem a oferecer como conta o campeão:
“Eu estou muito feliz por quebrar o novo recorde do canal e vencer “overall” entre todos os trabalhos! Meu tempo foi de 2h24 com a ajuda dos ventos de 25 nós e grandes ondulações, embora as últimas duas ou três milhas o vento perdeu muita força. Acredito que se ele mantivesse a mesma intensidade, eu poderia ter cruzado a linha de chegada perto da marca de 2 horas!”, revelou.