ISA cancela Mundial de SUP e Paddleboard em Búzios

Compartilhe

A ISA alegou “falta de cumprimento de obrigações contratuais por parte da cidade de Búzios” para o cancelamento do Mundial, que agora será realizado na China. Foto: ISA / Evans.

Uma péssima notícia para a comunidade do SUP e paddleboard brasileiro, mas que, infelizmente, reflete a irresponsabilidade e falta de compromisso de boa parte de nossos gestores públicos.

A International Surfing Association (ISA) anunciou nesta quinta-feira (28) que o Mundial de SUP e Paddleboard não será mais realizado no Brasil devido à falta de cumprimento de obrigações contratuais que um evento desse porte exige por parte da cidade de Búzios.

De acordo com comunicado oficial enviado pela entidade, a edição de 2018 do ISA World SUP and Paddleboard Championship (WSUPPC) foi previamente agendada para acontecer em Búzios (RJ), no entanto, a cidade foi incapaz de cumprir as obrigações contratuais previstas em acordo assinado com a ISA em novembro de 2017. Como resultado, a ISA foi obrigada a garantir uma nova localidade a fim de garantir que a entrega de um evento dessa magnitude seja bem sucedida e mantenha o padrão estabelecido nos anos anteriores.

Era pra ser em Búzios, mas agora será em Riyue Bay, China. Foto: ISA / Evans.

MUNDIAL É REALIZADO DESDE 2012

O ISA WSUPPC realizou a primeira edição do Mundial, que é realizado aos moldes dos eventos Olímpicos, em 2012 no Peru. Sucessivas edições do evento foram realizadas no Peru (2013), Nicarágua (2014), México (2015), Fiji (2016) e Dinamarca (2017).

Em sua última edição, realizada em 2017, o Mundial da ISA alcançou níveis sem precedentes na Dinamarca, com a participação de 286 atletas representando 42 nações.

O objetivo desse modelo de evento é levar o SUP aos Jogos Olímpicos e os esforços da ISA em realizar um mundial bem sucedido vem colhendo frutos e foram fundamentais para a inclusão do SUP no Programa de Esportes dos Jogos Pan-Americanos que será realizado em 2019.

A realização de um evento desse porte é um sonho antigo e viria em um momento muito importante para o desenvolvimento do stand up paddle e paddleboard nacionais.

O sonho, porém, foi adiado e agora Wanning, na China, sediará o Campeonato ISA World StandUp Pad (SUP) e Paddleboard de 2018 de 23 de novembro a 2 de dezembro.

Wanning, lar do renomado point break da Baía de Riyue, já foi sede de vários Eventos Globais da ISA desde 2012 e, mais recentemente, recebeu uma edição bem-sucedida do ISA World Longboard Surfing Championship em janeiro deste ano.

 

 

Compartilhe