Aloha Spirit Ilhabela será prévia para Brasileiro de Va’a
Grandes nomes do va’a nacional confirmam participação no Aloha Spirit Ilhabela. Competição servirá de ... leia mais
Após longo tempo de planejamento, as informações sobre a prova de águas abertas em Alcatrazes estarão disponíveis no site do evento Aloha Spirit Festival, na próxima semana, pois será neste circuito a seletiva para quem deseja estar lá.
O longo tempo para a definição se deu por conta de muitos detalhes e cuidados, tais como logísticas de transporte, condições climáticas, exigências da Marinha e regras de meio ambiente, que já vinham sendo tratadas e esclarecidas junto ao ICMbio (Instituto Chico Mendes), órgão governamental responsável pela proteção e vigilância do arquipélago. Será uma prova histórica.
A seletiva é sim uma necessidade, pois existem limitações tais como: o número máximo de atletas nadando nesta área de preservação, número máximo de embarcações que poderão ir até o local, embarcações que precisam estar preparadas e legalizadas, frente as exigências.
Os atletas da natação em águas abertas disputarão 100 vagas durante o Tour 2018 do Aloha Spirit Festival, que acontecerá em Ilhabela (24 e 25 de março), Brasília (23 e 24 de junho) e Cabo Frio (24 e 25 de novembro). A prova dentro do evento Aloha Spirit que contará pontos para a seletiva será a de 3.800 metros, a mesma distancia que será nadada em Alcatrazes.
O percurso respeitará sítios de espécimes endêmicas, espécies em estudo ou populações em processo de repovoamento. A prova também não terá boias, para evitar o lançamento de âncoras, impedindo possíveis danos ao fundo e vidas marinhas, e os competidores usarão apenas referências naturais, o que dará ainda mais notoriedade a este desafio.
A largada seguirá para a Ilha do Farol, depois para a Laje do Alagado, isso é sentido mar aberto, depois volta para a Ilha dos Alcatrazes, em direção a Ponta Norte e entra no Saco do Funil, onde ao final dele, estarão as embarcações da organização e dos atletas.
Além de certamente a prova ser realizada com bons nadadores, muitos de nível Olímpico, a Ecooutdoor Sports Business, buscará durante o ano a possibilidade de transmissão ao vivo junto a um grande canal de Tv, levando ao público espectador a emoção da prova e também as imagens deste belo local, além da importância de sua preservação. “O desejo é que cada espectador e cada atleta, saiam desta experiência como influenciadores da preservação do meio ambiente”.
João Castro, CEO da Ecooutdoor Sports Business diz que quer tornar esta mais uma bela prova, bastante organizada e com alta taxa de aprovação, como vem obtendo no Aloha Spirit Festival, que hoje é o maior evento de esportes aquáticos da América Latina e está entre os 3 maiores do mundo.
A Travessia do Canal de Ilhabela é mais um belo exemplo de qualidade, prova realizada em parceria com o grupo Swim Channel. Além disso, João castro diz estar bastante feliz e orgulhoso, afinal poucos sabem, mas ele é formado em Biologia, após concluir curso superior trabalhou no Instituído de Pesca de São Paulo, com reprodução de peixes e outras pesquisas ambientais. Quando decidiu montar a agência, elaborou um nome que tivesse a ver com a preservação e o desejo de eventos sustentáveis, por este motivo o nome “ECO OUTDOOR”
Para manter-se sempre informado é importante consultar o site: www.alohaspiritclub.com.br, verificar se os e-mails da Ecooutdoor não estão indo para lixo eletrônico ( habilitar email contato@ecooutdoor.com.br ) e também acompanhar os principais canais de noticias segmentadas e as redes sociais do Aloha Spirit Festival ( /alohaspiritbrasil ).
Bem vindos a esta bela disputa, bem vindos ao Maior Festival de Esportes Aquáticos da América Latina e bem vindos a um evento único!