Costa do Descobrimento recebe expedição de va’a após o Pan-Americano

Compartilhe
expedição va'a
Expedição, que será realizada logo após o pan-americano de va’a em Porto Seguro, reunirá remadores em quatro percursos matinais pela Costa do Descobrimento. Foto: Divulgação

A Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, será palco de uma experiência especial para os apaixonados pela canoa havaiana. Logo após o Campeonato Pan-Americano de Va’a, que acontece em Porto Seguro de 24 a 29 de novembro de 2026, atletas e praticantes da modalidade terão a oportunidade de trocar o clima das competições por uma jornada de descobertas, natureza e integração.

Entre os dias 1º e 5 de dezembro, a Expedição VA’A Sul da Bahia proporcionará cinco dias de experiências, sendo quatro de remadas matinais, em um percurso de aproximadamente 80 quilômetros pela Costa do Descobrimento, região conhecida por sua importância histórica e por suas paisagens naturais.

A proposta é aproveitar a presença de atletas de diferentes regiões do Brasil e de outros países durante o Pan-Americano para apresentar um novo olhar sobre o litoral baiano: a oportunidade de conhecer a Costa do Descobrimento pelo mar, a bordo de canoas havaianas OC6.

Com base na Praia do Araçaípe, em Arraial d’Ajuda, de onde partirão e para onde retornarão todas as remadas, a expedição terá quatro destinos especiais:

  • 02 de dezembro — Recife de Fora: um dos cenários marinhos mais impressionantes da região, conhecido por seus recifes e águas cristalinas.
  • 03 de dezembro — Rio Buranhém: uma experiência que revela o encontro entre o rio, o mar e a natureza.
  • 04 de dezembro — Trancoso: travessia pelo litoral até um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil.
  • 05 de dezembro — Praia da Pitinga: um percurso cercado pelas belas falésias e paisagens de Arraial d’Ajuda.

Segundo os organizadores, a expedição propõe uma vivência que une esporte, turismo, natureza e conexão entre remadores. Cada destino foi pensado para proporcionar uma experiência diferente, valorizando as belezas naturais e o potencial turístico da região.

A organização Para os atletas que estarão em Porto Seguro durante o Pan-Americano, a expedição representa uma oportunidade de estender a viagem e transformar a participação no campeonato em uma experiência ainda mais completa, conhecendo lugares que fazem da Costa do Descobrimento um dos destinos mais especiais do litoral brasileiro.

Claudia Maria Combothanassis, que faz parte da organização da Expedição Va’a, acrescenta que a iniciativa também busca fortalecer os laços entre clubes, atletas e apaixonados pela cultura da canoa havaiana, promovendo o espírito de união e companheirismo característico da modalidade: “Será uma oportunidade de continuar remando e viver o Sul da Bahia de um jeito único”.

Serviço — Expedição VA’A Sul da Bahia 2026

  • Data: 1º a 5 de dezembro de 2026
  • Local: Costa do Descobrimento — Sul da Bahia
  • Base de saída e retorno: Praia do Araçaípe — Arraial d’Ajuda
  • Programação: 5 dias de experiências, 4 dias de remadas matinais e aproximadamente 80 km de percursos
  • Embarcações: Canoas havaianas OC6
  • Informações e inscrições: (22) 99827-3721
  • Instagram: @expedicaovaa
  • Realização: Expedição VA’A — Conexão RJ/BA

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe