
Brasília recebe Carnaval da remada
Próximo sábado (23) o bloco Carna OndaSup lança pré-carnaval nas águas do lago Paranoá em Brasília (DF) ... leia mais
O domingo (27) foi fé, devoção e atividade física para as centenas de praticantes de atividades aquáticas que, em meio à deslumbrante paisagem da Baía de Vitória, participaram da 455ª Festa da Penha, um dos mais tradicionais eventos de romaria aquática do Brasil. Desde o início dos anos 2000, a celebração reúne remadores de stand up paddle, caiaque e canoa polinésia, que participam da emocionante Remaria, combinando espiritualidade e contato com a natureza.
Inspirada no Jubileu – período que simboliza o perdão dos pecados dos fiéis –, a edição deste ano reforçou a mensagem de renovação da fé e da confiança na misericórdia divina. A festa, que homenageia Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo, celebrou seus 455 anos em 2025.
“A Festa da Penha convida a todos a refletirem como Nossa Senhora da Penha é exemplo perfeito de confiança no amor e na misericórdia de Deus, e na fé inabalável”, destacou Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha.
A tradicional Remaria teve início na Praia do Ribeiro, na Praia da Costa, e seguiu pela Baía de Vitória até o Parque da Prainha, em Vila Velha, em um percurso de cerca de 5 quilômetros. Uma imagem de Nossa Senhora da Penha acompanhou os participantes, simbolizando a proteção e a bênção sobre os fiéis e atletas.
A mistura de romaria e esporte reforça o caráter único da festa, que atrai milhares de pessoas todos os anos, seja para remar, acompanhar de perto ou simplesmente se emocionar com a devoção mariana.
Com uma história que atravessa séculos, a Festa da Penha segue como um dos mais importantes eventos religiosos e culturais do Espírito Santo, celebrando a fé, a tradição e a união entre a comunidade.