1º Capixaba de SUP busca promover o stand up paddle em águas capixabas
Dia 30 de setembro, sábado, Vitória (ES) será palco da primeira edição do Capixaba de SUP, evento ... leia mais
A Cultura Oceânica, que trata da influência mútua entre oceano e sociedade, é a reflexão central do debate global, organizado em parceria pelos programas Cultura Oceânica para Todos, da UNESCO, Maré de Ciência, da Unifesp, e a Prefeitura Municipal de Santos (SP).
O evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica (Ocean Literacy Dialogues) tem como missão reunir soluções inovadoras, baseadas na Ciência para o desenvolvimento sustentável, e promover ações eficazes para conscientizar a população sobre a importância do oceano.
O momento é ideal: vivemos a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou Década do Oceano (entre 2021 e 2030), período declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conectar pessoas e instituições de todos os setores da sociedade (poderes públicos, iniciativa privada, organizações civis, universidades), no mundo todo, em torno das questões relacionadas à sustentabilidade.
“O evento destaca o avanço dos conhecimentos científico, tecnológico e de inovação, nas diferentes frentes da Sustentabilidade e das Ciências do Mar, em especial que tratem da nossa relação com o oceano. A ideia é que tais elementos possam ser debatidos de forma integrada com o conhecimento tradicional, de governança pública e privada, contemplando o impacto social da Ciência”, explica o professor Dr. Ronaldo Christofoletti, do Programa Maré de Ciência da Unifesp, que ressalta, ainda: “Este é o primeiro grande evento internacional sobre Cultura Oceânica no Hemisfério Sul, alinhando agendas regionais e globais.”
A iniciativa teve origem na Conferência do Oceano da ONU, realizada em junho de 2022, em Lisboa, quando a UNESCO promoveu a primeira edição do Diálogos da Cultura Oceânica, que agora passa a acontecer em diversos países, iniciando pelo Brasil. A proposta do evento é celebrar, sensibilizar, engajar, debater, vivenciar e comunicar a Cultura Oceânica com os públicos mais diversos, promovendo a troca de conhecimentos sobre as conexões de cada indivíduo com o oceano e o desenvolvimento sustentável.
O evento traz uma programação que relaciona conhecimentos científicos e eixos temáticos dedicados à comunicadores, educadores do ensino formal e ensino não formal, setor portuário, comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, gestores públicos, empresas e sociedade em geral. Em cada eixo há, além dos debates, ações de integração e divulgação em diferentes espaços da cidade de Santos, para oferecer experiências únicas de envolvimento com a Cultura Oceânica ao público participante.
Recordista mundial de ondas grandes e Embaixadora da UNESCO, Maya Gabeira participará de uma das mesas oferecidas pelo encontro cujo tem será: “Surf é Vida”, com o objetivo de estimular reflexões sobre o papel dos surfistas na preservação dos oceanos.
O bate-papo com Maya Gabeira será aberto ao público e acontecerá no dia 12 de outubro (próxima quinta-feira), às 14h, na Praça do Aquário Municipal de Santos.
Veja a programação completa: oceanliteracydialogues.com.