Qual a importância do treino leve?
Você sabe qual a importância do treino leve? Nosso colunista, Paulo Vasco, fala sobre os chamados treinos ... leia mais
Aloha, Ohana! Quem concorda que a pessoa que controla seu fluxo de respiração e energia tem mais potência? Já percebeu o ritmo da sua energia enquanto rema? E, quando está exausto ou quando está ansioso? Será que podemos treinar até ter autonomia para transformar nossa própria energia e com isso modular toda a eficiência da canoa, por exemplo?
Só o fato de perceber a alteração de energia como a falta da potência, calor e impulso já é um grande passo. Agora imagine ter o poder de transformar essa energia de forma livre e gerar calor espontâneo ou diminuir a ansiedade de uma competição. Esse é o ideal de um(a) atleta inabalável, que não se distrai com qualquer aparência ou emoção, impulsiona com presença estável os movimentos necessários no esporte, refletindo esse domínio nas relações e atividades do dia a dia.
O treinamento de controle da respiração está diretamente ligado à capacidade de manter a calma sob pressão, o que podemos chamar de Resiliência Mental. Não quer dizer que não irá sentir o friozinho na barriga ou a adrenalina da competição, apenas não perderá o fluxo de energia presente e constante.Então vamos ao treino de uma das técnicas do Pranayama de “Narinas Alternadas” ou Nadi Shodhana, nadi é uma palavra sânscrita que significa “canal” ou “fluxo” e shodhana significa “purificação” — ou seja, essa técnica é realizada como um modo de limpar e purificar os canais de energia do organismo. Vídeo da prática aqui:
PROPÓSITO: Harmonizar os polos de energia yin e yang, masculino e feminino, sol e lua. Pode ser usado no pré-treino e para regular emoções em pré-competição.
COMO:
● Sente-se confortavelmente com sua coluna ereta e os ombros relaxados. Mantenha um sorriso gentil no seu rosto;
● Repouse sua mão esquerda no seu joelho esquerdo, palma aberta voltada para cima ou em Chin Mudra (polegar e dedo indicador com as pontas se tocando suavemente);
Você agora completou um ciclo do Nadi Shodhana Pranayama. Continue inalando e exalando com as narinas alternadas.
Complete 9 ciclos alternando as respirações em ambas as narinas. Após cada expiração, lembre-se de inspirar pela mesma narina que expirou e de soltar pela outra.
Mantenha seus olhos atentos a 45 graus em direção ao chão por toda a prática e continue realizando longas, profundas e suaves respirações sem esforço ou impulso.