Dicas para controlar a ansiedade pré-prova
Samir Barel fala sobre a ansiedade pré-prova, um fator inevitável a todo competidor, e apresenta dicas ... leia mais
Todos nós precisamos ter um sono de qualidade para que possamos ter saúde e bem-estar. No caso de remadores, que praticam uma atividade física de grande intensidade, ter uma rotina de noites bem dormidas para repor as energias gastas é fundamental.
O sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo pois enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais, portanto eliminar esse descanso da nossa rotina compromete totalmente o equilíbrio do corpo.
Para quem pratica exercícios físicos regulares, principalmente atletas competidores, a privação do sono pode significar queda no desempenho, com a apresentação de sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, entre outros sintomas prejudiciais para os treinos e competições.
Uma noite mal dormida aumenta a atividade da adrenalina no corpo, fazendo com ele permaneça em estado de alerta e estresse.
O sono é divido em cinco estágios: os três primeiros são um estado de relaxamento. O quarto e quinto estágios, por sua vez, são de sono profundo, em que realmente ocorre a recuperação.
Sendo assim, quantidade e qualidade de sono são duas coisas completamente diferentes.
O sono de qualidade começa com uma postura correta, relaxada e bem alinhada em um ambiente tranquilo e com pouca luz. Deve-se também evitar o uso de telas eletrônicas, como as de smartphones e tablets, durante à noite.
Isso porque esses aparelhos são iluminados por diodos emissores de luz (LEDs), um tipo de luz que pode confundir o organismo, fazendo-o acreditar que ainda é dia, mantendo o ritmo alto dos batimentos cardíacos, o que inibe um estado real de relaxamento.
Estudos indicam que pessoas de 18 a 64 anos devem dormir de sete a nove horas por noite, tempo necessário para que se atinjam todos os estágios do sono.
Ainda assim, existem aqueles que dormem de maneira correta e na quantidade de horas necessárias, porém, não conseguem atingir o sono profundo.
Isso acontece por vários motivos — distúrbios da respiração são um deles. Nesses casos, o auxílio de um profissional será necessário para a manutenção de uma boa noite de sono.