Motivação para além da competição
Como trabalhar a motivação para os treinos se você não gosta de competir? Samir Barel aborta o assunto e ... leia mais
Você conhece os benefícios do café? Praticamente livre de contraindicações quando consumido puro e dentro do que os médicos chamam de “quantidade segura”, o café vai muito além da cafeína, famosa substância estimulante que aumenta a concentração, a disposição, a atenção, além de ajudar no desempenho esportivo.
A bebida também é rica em antioxidantes, minerais, vitaminas e flavonoides e ajuda nosso cérebro a liberar estimulantes naturais como a dopamina e a adrenalina.
Por essa razão, o consumo de café pode ser um forte aliado para praticantes de atividade física, como é o caso dos remadores.
Duas ou três xícaras de café podem reduzir o esforço percebido nos atletas. Além disso, aumentam a performance em cerca de 24% e fornecem um estímulo extra, de acordo com avaliação realizada em 2016.
O consumo moderado de café no longo prazo foi associado a uma redução de 27% no risco de desenvolver Alzheimer, de acordo com um estudo de 2016. Outra pesquisa ainda sugere que aqueles que bebem de três a cinco xícaras de café por dia seriam os mais protegidos.
Um estudo descobriu que mulheres que bebem de duas a três xícaras de café por dia tinham 15% menos chance de desenvolver depressão quando comparadas com as que bebiam uma ou menos. Isso porque o café pode estar ligado ao modo como a cafeína de une aos receptores de humor.
Estudos mostram que pessoas que bebem café regularmente tendem a viver mais. Além disso, têm taxas menores de diabetes, doenças do coração, câncer de cólon e melanoma. Esses benefícios devem estar ligados às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da bebida.
Estudos apontam que o consumo do tradicional cafezinho é benéfico para a saúde. Contudo, o consumo dessa substância em excesso, como para todos os alimentos, é prejudicial. E, no caso do café o limite pode ser de uma até quatro xícaras por dia, de acordo com a pessoa.
Vale ressaltar que abusar do café pode causar arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia. Em gestantes, o consumo acima da quantidade segura pode causar atraso na formação cerebral do feto.
Portanto, vale a pena consultar um profissional da medicina ou nutrição para determinar o consumo correto dessa substância e assim desfrutar de forma segura de todos os benefícios que ela oferece.