Competições de va’a abrem o tradicional Festival Heiva, no Taiti
Heiva, um dos mais tradicionais e importantes festivais culturais da Polinésia Francesa, acontece entre ... leia mais
Em 1906, após receber uma proposta de trabalho da Edison’s film studios, o cinegrafista norte-americano Robert Bonine partiu para uma viagem de barco rumo ao Havaí, para realizar uma série registros em vídeo do arquipélago.
Após a invenção da fotografia, em 1826, as produções cinematográficas davam seus primeiros passos quando os irmãos franceses Auguste e Louis Jean Lumière, realizaram a primeira apresentação cinematográfica da história, em Paris, no ano de 1895.
A Edison’s film studios, foi, portanto, uma das primeiras empresas de cinema da história e Bonine, após um bem-sucedido trabalho registrando imagens do terremoto de 1906 em São Francisco (EUA), aceitou de bom grado filmar o cotidiano de nativos e colonos no distante e exótico Havaí.
São imagens raríssimas, muito provavelmente os primeiros registros em vídeo do Havaí nesse período. Ao longo de 45 minutos de uma saborosa viagem no tempo, vemos duas culturas ainda em processo de integração.
São, também, as filmagens de surfe e canoa havaiana mais antigas já encontradas, acompanhadas de vários retratos da vida no Havaí no início do século 20, incluindo atividades de pesca, transporte de gado, carregamento de açúcar, e vistas panorâmicas de Maui, Oahu e Ilha Grande.
Direto ao ponto, as imagens de canoa havaiana aparecem aos 0:13:21 e aos 0:29:26; as imagens de surfe aos 0:28:33, mas o vídeo todo é interessantíssimo para quem se interessa pela história do Havaí.
Em relação à canoa, é interessante notar a ama mais rústica e os grandes iakos, no entanto, chama a atenção como o formato dos cascos de madeira koa mantiveram-se muito semelhantes aos encontrados hoje, fabricados majoritariamente em fibras de vidro ou de carbono.
Quanto aos remos, podemos notar mudanças bem mais significativas, em termos de design, em relação aos tempos atuais.
O filme faz parte da Coleção George Kleine e aqui reproduzido pelo canal SurferToday, que adquiriu uma cópia digitalizada da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.