Kala Tanaka, a “Moana” da vida real
Havaiana Kala Tanaka é uma das figuras de maior destaque na tradicional cultura náutica dos povos da polinésia
Atualmente sendo exibido em festivais de filmes na Califórnia, Portugal e Havaí, o documentário “Nā Kama Kai – Children Of The Ocean” (Crianças do Oceano, em português), retrata a experiência de 40 havaianos, entre adultos e crianças, que fazem parte da ONG Nā Kama Kai durante sua primeira viagem para fora da ilha de Oahu, escolhendo o Brasil como destino.
O filme é dirigido e produzido pela brasileira Ju Martins, referência mundial quando o assunto é fotografia aquática e esportiva, além de ter dirigido e filmado doc-séries para a TV com as principais surfistas do Brasil.
Ju também foi debutante como uma das únicas mulheres cinegrafistas na época em que o Canal OFF foi lançado em 2010, quando trouxe seu olhar sensível, atuando como diretora de fotografia numa das séries mais acompanhadas na época, junto com a surfista profissional e apresentadora de TV Claudinha Gonçalves.
O enredo do “Nā Kama Kai” mostra toda a experiência vivida pelos havaianos em Búzios, onde foram recepcionados pela lenda do longboard e bicampeão mundial Phil Rajzman e sua esposa, Julli Rajzman.
“Esse documentário só aconteceu graças ao amor pelo esporte e pelo oceano que todos os envolvidos têm, inclusive eu, que cresci perto do mar e este me ensinou, ensina e sempre ensinará diversas coisas diferentes que eu aplico na minha vida, no meu dia a dia”, exaltou a brasileira, que prega a convivência sócio-ambiental. “Além da prática de esportes na água, que é a primeira conexão entre os brasileiros e havaianos nesse documentário, promovemos também uma limpeza na praia. O engajamento foi tão bom que o que era para ser 15 minutos de limpeza durou 45 minutos, tamanho o empenho das crianças“.
O filme é conduzido por cinco personagens: os fundadores da ONG Nā Kama Kai, o ex-campeão de surfe Duane De Soto, sua esposa, Malia Kaaihue; a filha do casal, Pua de Soto, que atualmente compete no qualificatório para o circuito mundial de surfe; e o casal brasileiro Phil e Julli Rajzman.
“Foram 10 dias de várias experiências e imersões além da clínica em si. O intercâmbio cultural foi além de palavras”, explicou Ju. “Entre as atividades na água como a remada na canoa havaiana e stand up paddle, os ensinamentos sobre o oceano e correntes marítimas é feito em 3 diferentes estações, onde as crianças aprendem sobre a importância de respeitar e cuidar da natureza e seu entorno. Foi demais ver os havaianos vivendo intensamente nossas raízes culturais e compartilhando a deles conosco“.
O documentário ainda é exclusivo para festivais de filmes, mas Ju Martins revelou que já estuda a inserção do projeto em plataformas de streaming. Em poucos meses desde o lançamento, o “Nā Kama Kai – Children Of The Ocean” já foi indicado e venceu diversos prêmios em importantes festivais nos EUA, Canadá e Portugal.
“Em um dos primeiro festivais de filmes que o documentário foi selecionado, o International Ocean Film Festival – IOFF, ficamos entre os finalistas e fomos selecionados para fazer parte do programa educativo deles, onde o projeto visita escolas em todo o Estados Unidos, ensinando crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar dos oceanos e da natureza, o que é exatamente o que a ONG Nā Kama Kai faz no Havaí“, citou Ju Martins.
“Foi uma conquista eu conseguir entrar nesse projeto educativo, espalhando por tantos lugares diferentes a cultura havaiana e as intenções do projeto. Esse documentário esta sendo considerado referência nacional trazendo uma nova onda de ‘Awareness’, que em inglês significa ‘estar atento’. Um projeto lindo que ensina a nova geração de forma orgânica e natural, através da experiência vivida na natureza a como se tornarem futuros líderes assim despertando o desejo de protegerem e fazerem o bem para um mundo melhor“, complementou.
Saiba mais sobre o documentário em saltysoulproductions.com.