Bodysurf: a onipresente arte de surfar ondas
Letícia Parada fala sobre o papel do Bodysurf como forma onipresente de interação com as ondas e sua ... leia mais
Steve West certamente está entre os maiores escritores, educadores e técnicos de esportes oceânicos do mundo. Habilidoso tanto na água, quanto na gramática, este waterman britânico começou sua carreira escrevendo sobre esportes para revistas, após cursar jornalismo na Inglaterra, há mais de 40 anos, época em que foi também competidor profissional de windsurfe.
Com o passar dos anos, seu interesse por outros esportes de água foi aumentando, em especial a canoagem polinésia. De 1994 a 2005, escreveu dez livros sobre canoagem polinésia lançados através de sua editora, a Kanu Culture, criada em sociedade com sua esposa e colaboradora, Mandy West.
Nascido em uma ex-colônia britânica da África Ocidental, Steve morou na Inglaterra e após se casar Mandy mudou-se em definitivo para a Austrália, de onde poderia se locomover para as ilhas da Polinésia e fazer suas pesquisas com maior facilidade.
Além disso, morando no “país dos cangurus”, Steve teve a possibilidade de treinar ao lado de lendas dos watersports como Travis Grant, Chris Maynard e Jamie Mitchell, só para citar alguns. Em 2005, o casal fundou a “Kanu Culture Ocean Sports Magazine”, revista impressa sobre water sports que circulou até 2007. Em paralelo a seu trabalho como editor, Steve lançaria mais um livro: “The Art and Skill of Steering – Outrigger Canoeing” (A Arte e Habilidade de Lemear – Canoagem Outrigger).
Com o fim da revista e animado com a boa repercussão de seu livro sobe o leme de canoa, mergulhou de cabeça na cultura da canoagem polinésia e ao fim de três anos de pesquisa, somados ao know-how adquirido por anos de experiência como jornalista e escritor, lançou aquele que é considerado um dos melhores e mais completos livros sobre va’a que existem: “A Paddler’s Guide to Outrigger Canoeing Book – The Ancient Sport of Kings” (O Guia do Remador para Canoa Outrigger – O Ancestral Esporte dos Reis”.
Em um mesmo livro é possível aprender sobre história, construção de canoas e técnicas de remada com uma riqueza impressionante de detalhes. Não por acaso, as páginas desse livro serviram e servem de referência para incontáveis matérias sobre histórias e técnicas de va’a (algumas, lamentavelmente, não creditadas à fonte). “Paddler’s Guide” causou um grande impacto na época em que foi lançado e deu a Steve West ainda mais credibilidade como remador e historiador da cultura esportiva polinésia.
Dani Gay, técnico do clube de outrigger havaiano Lanikai CC, conta uma passagem curiosa, mas que mostra a qualidade e o respeito adquiridos pelas obras de West:
“Na época em que Paddler’s Guide havia sido lançado, perguntei ao Gerard Teiva (treinador da Shell Va’a na época) de onde ele tirou seus conceitos de teoria e técnica aplicados em seu time, que na época era uma equipe em franca ascensão. Ele respondeu: ‘Eu li todos os livros de Steve West que pude encontrar’”, conta o treinador.
O lançamento desse livro coincidiu com a ascensão de um esporte que em pouco tempo se tornaria uma febre mundial: o stand up paddle. Steve então passou a praticar e a estudar esse “novo” esporte, escrevendo nos dois anos seguintes dois livros sobre o tema, sob encomenda de editoras da Inglaterra e Austrália.
Em 2012 ele publicou “Stand Up Paddle – A Paddlers Guide Book” (O Guia do Stand Up Paddle), outro enorme e merecido sucesso tendo em vista a riqueza e qualidade das informações contidas no livro. A boa repercussão de suas obras rendeu um convite para prestar assessoria à Mistral, onde desde então está envolvido em diversos projetos, desde a participação na produção de designs de pranchas, à produção de peças publicitárias e treinamento de atletas.
Seus livros mais recentes são “OC1 – A Paddlers Guide Book” e “V1 – A Paddler Guide Book”, ambos lançados em 2014 e voltados à parte técnica e treinamentos.
Uma curiosidade sobre “OC1 – A Paddlers Guide Book” é uma bela foto em página dupla da campeã brasileira Gabi Ferreira publicada no livro.
Hoje Steve West segue trabalhando prestando consultoria a empresas do segmento e ao lado de sua esposa, Mandy, pesquisando e escrevendo artigos sobre esportes de água. Em paralelo à carreira como escritor e jornalista, ele também construiu uma respeitável reputação como coach, sendo por seis anos técnico da equipe nacional de Fiji nos Jogos do Pacífico (South Pacific Games).
Suas obras são lidas e recomendadas pelos melhores remadores e técnicos do mundo. Sem dúvida uma leitura indispensável para todo amante de esportes de matriz polinésia. Contudo, boa parte da tiragem dos livros de Steve West se encontra atualmente esgotada, no entanto, felizmente, quase toda sua obra está disponível em formato digital. Saiba mais AQUI.
Infelizmente, seus livros ainda não foram traduzidos para o português. Porém, com o crescimento da canoagem polinésia no Brasil e o crescente interesse de seus praticantes, nos resta torcer para que alguma editora se interesse em publicar alguma de suas obras em português. Tomara!
Veja abaixo uma recente entrevista com Steve West feita por Kristin Thomas, editora do site SUP Connect (em inglês):