Por que competições como a Molokai Hoe e a Hawaiki Nui têm mais prestígio que os Mundiais da IVF?
Competições tradicionais como a Molokai Hoe e a Hawaiki Nui Va'a possuem um prestígio que supera o ... leia mais
O avanço da urbanização, a expansão do turismo costeiro e a especulação imobiliária têm levado à perda de territórios tradicionalmente ocupados por comunidades caiçaras, historicamente ligadas à pesca artesanal e à coleta de recursos naturais.
O pescador Cleber comanda uma tradicional comunidade de pescadores caiçaras localizada na praia de Piratininga, em Niterói (RJ), que luta pela defesa da pesca artesanal e pela preservação ambiental da região.
No entanto, tal qual ocorre atualmente com praticamente todas as comunidades tradicionais, os Caiçaras de Piratininga lutam para manter sua cultura viva e sofrem pressões por parte de empresas do setor imobiliário, ao mesmo tempo que recebem pouca atenção do poder público.
Nesse contexto, o documentário A Rota da Canoa, dirigido por Vito Ribeiro, retrata o dia a dia dessa comunidade tomando como peça central a recuperação de uma canoa de madeira centenária que os leva a um caminho até suas origens.
O documentário pode ser assistido na íntegra através da plataforma de streaming Bombozina, que disponibiliza algumas obras de seu catálogo de forma gratuita, bastando apenas que seja feito um cadastro.
Para assistir à “A Rota da Canoa” clique aqui.
Bombozila é uma plataforma colaborativa de streaming fundada no Rio de Janeiro em 2016 por documentaristas independentes e educadores sociais, que acreditam no papel do audiovisual como ferramenta de transformação social.
O catálogo da plataforma é dedicado exclusivamente aos documentários de impacto que promovem discussões relevantes e mudam realidades através de uma curadoria realizada mediante critérios de diversidade para garantir multiplicidade de territórios, olhares e vozes.