Viagem de havaianos ao Brasil é tema do documentário ‘Na Kama Kai – Children Of The Ocean’
Nā Kama Kai - Children Of The Ocean retrata a experiência de 40 havaianos durante viagem de intercâmbio ... leia mais
Duolingo, um dos maiores aplicativos de aprendizado de idiomas on-line do mundo, está se tornado cada vez mais popular entre havaianos.
Isso porque, há cinco anos o idioma havaiano foi introduzido entre as opções de línguas que podem ser aprendidas através do app.
Com o crescente número de havaianos interessados em aprender a língua nativa, que chegou a ser proibida no século 19 e somente a partir de 1970 passou a ser reconhecida como língua oficial junto com o inglês, a busca por opções de aprendizado de havaiano tem sido cada vez maior entre os habitantes das ilhas e simpatizantes da cultura polinésia.
Ironicamente, a tecnologia ‘futurista’ tem sido uma grande aliada nessa busca pelas raízes culturais havaianas que quase se perderam no passado: este é o caso do Duolingo.
As aulas de havaiano encontradas no aplicativo são obra da equipe de Maui Bartlett, engenheiro de soluções e líder de design da Kamehameha Schools.
Em entrevista ao canal de Tv havaiano Khon2, Bartlett explica que desde 2018, quando a opção de idioma havaiano foi introduzida no Duolingo, até agora, mais de 600.000 pessoas se inscreveram no app para estudar a língua.
O engenheiro explica que uma das maiores dificuldades durante o processo de produção das aulas foi o de gravar vozes capazes de fazer a pronúncia correta das palavras em havaiano:
“Todo os áudios dos idiomas das principais línguas mundiais que eles estavam ensinando, como espanhol, francês, inglês e outros, eram geradas por computador. Então, quando começamos a trabalhar com eles, realmente queríamos ter certeza de que as pessoas pudessem ouvir a pronúncia correta do havaiano. Assim, os usuários do app têm esses exemplos e podem aprender e praticar em casa. Falar em voz alta e aprenda a pronúncia, bem como os padrões das frases”, conta o engenheiro.
Encara como uma missão pessoal levar adiante a parceria com o Duolingo: “Acho que o mais importante é que se trata realmente de conexão e identidade, nosso amor por este lugar, nosso ‘aloha’ um pelo outro e construir essa conexão com nosso kūpuna (ancestral)”, diz Bartlett.
“Muitas pessoas não têm acesso ao aprendizado de havaiano e se sentem separadas de sua herança e tradição e acho que ajudar a conectar as pessoas é algo extremamente positivo”, podera.
A história da humanidade mostra que quando uma língua desaparece, uma cultura é eliminada, dessa forma, ao fortalecer um idioma, você fortalece uma cultura.
Através do Duolingo, Maui Bartlett e sua equipe estão ajudando a manter viva a herança cultural havaiana.
Com informações de khon2.com.