Entrevista: Varena Tepava e a dança polinésia
Varena Tepava está visitando o Brasil ao lado do marido, David Tepava, e realizará clínicas de dança ... leia mais
Quando falamos em história do stand up paddle, é impossível determinar qual foi o primeiro povo em cuja cultura estava integrada a remada em pé.
Contudo, sabemos que várias civilizações da antiguidade já dominavam a técnica, como é o caso dos Mouches, que habitavam a costa do Peru e sul do Equador no período pré-colombiano, da comunidade arábica que vivia na costa de onde hoje está localizado Israel, a bordo de seus Hasakes, além de populações indígenas em todo mundo, incluindo o Brasil, que dominam a técnica da remada em pé.
Enfim, há muitos exemplos ancestrais de povos que remavam pé sobre embarcações com um remo nas mãos.
Porém, a modalidade stand up paddle como é conhecida hoje e amplamente difundida, teve seu início na praia de Waikiki, no Havaí, por meio de pioneiros como Duke Kahanamoku, John Zapotocky e os irmãos Ah Choy, até explodir em popularidade através de Laird Hamilton e Dave Kalama.
Essa verdadeira saga, de onde se origina a história do stand up paddle, pode ser acompanhada de forma sucinta neste vídeo apresentando por Robert Stehlik, proprietário da marca havaiana Blue Planet Surf. Confira: