
Casos e acasos da Canoa Polinésia: Quando os professores são os primeiros alunos do curso
Na coluna desta semana, Douglas Moura conta como os “humores do mar” são capazes de nos mostrar que, ... leia mais

Quando exploramos a história do stand up paddle, é impossível identificar qual foi o primeiro povo a incorporar a prática de remar em pé em sua cultura. Contudo, sabemos que várias civilizações da antiguidade já dominavam a técnica, como é o caso dos Mouches, que habitavam a costa norte do Peru no período pré-colombiano, da comunidade arábica que vivia na costa de onde hoje está localizado Israel, a bordo de seus Hasakes, além de populações indígenas em todo mundo, incluindo o Brasil, que dominam a técnica da remada em pé.
Enfim, há muitos exemplos ancestrais de povos que remavam pé sobre embarcações com um remo nas mãos. Porém, a modalidade esportiva denominada “stand up paddle” amplamente difundida a partir dos anos 2000, teve seu início na praia de Waikiki, no Havaí, em meados do século 20, por meio de pioneiros como Duke Kahanamoku, John Zapotocky e os irmãos Ah Choy, até explodir em popularidade através de Laird Hamilton e Dave Kalama.
Essa verdadeira saga, de onde se origina a história do stand up paddle, pode ser acompanhada de forma sucinta neste vídeo apresentando por Robert Stehlik, proprietário da marca havaiana Blue Planet Surf. Confira: