Brasileiro de SUP Wave abre inscrições
Estão abertas as inscrições para a 1ª etapa do circuito brasileiro de SUP Wave e Longboard, que acontece ... leia mais
Tutearii Hoatua foi o grande nome da Hawaiki Nui Solo Va’a, conquistando a coroa da prova de forma incontestável após vencer as três etapas da competição de V1 mais desafiadora do mundo.
Após suas duas primeiras vitórias nas etapas de Tautira-Hitia’a (22 km), disputada na quinta-feira, e Hitia’a-Mahina (27 km), disputada na sexta-feira, Hoatua ainda teve gás para mais uma vitória na decisiva etapa de sábado, disputada entre Mahina e a praia de Ta’ahiamanu (43 km), em Moorea, enfrentando nomes de peso do va’a.
No entanto, Tutearii Hoatua não teve uma boa largada e passou a primeira metade da prova na 15º colocação. Para piorar, seu adversário com mais chances de ficar com a coroa da Hawaiki Nui Solo Va’a 2022, Revi Thon Sing, assumiu a liderança.
Para ficar com o título da competição, ele precisaria vencer e colocar o tempo de um minuto e trinta segundos sobre o tempo de Hoatua na prova.
“Tentei de tudo na última etapa. Sabia que estava um minuto e alguns segundos atrás de Tutearii e fiz um percurso arriscado“, disse Thon Sing.
De fato, a trajetória escolhida por cada remador, como muitas vezes acontece nas travessias em alto mar, foi decisiva.
A última etapa da Hawaiki Nui Solo Va’a envolvia uma grande travessia pelo canal que separa as ilhas do Taiti e Moorea.
Muitos remadores de peso optaram por um trajeto linear, aproveitando as condições de downwind. Esse foi o caso de Revi Thon Sing que levou consigo Kevin Céran-Jérusalémy e Tutearii Hoatua.
Já Steeve Teihotaata optou por fazer uma linha mais aberta, tentado aproveitar as ondulações desde o início, em Tautira, mas não teve sucesso, e ficou a quase dez minutos do primeiro lugar geral. Seu parceiro em Pirae Va’a e vencedor do Te ‘Aito nesta temporada, Hititua Taerea, também seguiu este percurso, assim como Yoann Cronstead.
Enquanto isso, Temoana Taputu assumia a liderança da prova fazendo uma linha impecável e remando com muito vigor, dando sinais claros de que ficaria com o título da etapa.
Por outro lado, Hoatua mostrou que também havia analisado bem a direção do swell e passou a conquistar posições importantes ao longo da travessia.
Na entrada da Baía de Opunohu ele já estava alinhado ao primeiro colocado, e a vitória nesta terceira etapa foi, portanto, decidida em um Sprint na reta final.
Só que Temoana Taputu parou alguns metros antes da linha de chegada traçada na praia de Ta’ahiamanu após se atrapalhar com as marolas dos barcos de apoio. Um pequeno erro que beneficiou Tutearii Hoatua que cruzou a linha de chegada na primeira posição em 3h24’27. Taputu então, percebendo o erro, seguiu Hoatua cerca de vinte segundos depois.
“Ele manteve a liderança até o final, eu não achava que poderia pegá-lo. Ele merecia vencer esta etapa, mas essa é a corrida“, disse Hoatua após essa disputa.
“O excesso de marolas provocadas pelos barcos empurraram minha V1 para a praia e com o cansaço não consegui redirecionar meu va’a para a linha de chegada. Corrida é assim. Mas estou satisfeito com meu resultado“, admitiu por sua parte Taputu que, graças a este segundo lugar, conquistou este terceiro lugar geral da Hawaik Nui Solo Va’a.
O segundo lugar geral foi para Revi Thon Sing, que cruzou a linha de chegada em Ta’ahiamanu um minuto e vinte segundos depois de Hoatua.
No final das três etapas deste primeiro Hawaiki Nui Solo Va’a, o clube Team OPT colocou dois dos seus remadores no pódio da prova, com vitória para Tutearii Hoatua e terceiro lugar para Temoana Taputu.
Este é o segundo título importante conquistado pelos remadores do Team OPT nesta temporada taitiana, depois do sucesso de Manarii Flores em julho passado durante o Super ‘Aito.
Próxima grande competição da temporada será mais uma vez a Hawaiki Nui Va’a, mas dessa vez, disputada na V6.