ISA x ICF | Federação Portuguesa entra na polêmica do mundial
A disputa entre ISA e ICF pelo controle global do stand up paddle ganhou mais um capítulo nesta semana ... leia mais
A Tahiti Nui Va’a este ano inovou apresentando um novo formato de prova. A intensão, abertamente divulgada pelos organizadores da prova, foi tentar interromper a hegemonia da Shell Va’a e oferecer um pouco mais de suspense a quem acompanha as provas taitianas.
Dessa forma, na edição deste ano, encerrada no último final de semana, a Tahiti Nui Va’a foi novamente disputada em três dias. Porém, a maior inovação veio através da abertura da competição, realizado de forma individual pelas equipes.
Sendo assim, no dia 26 de maio, 42 remadores, a bordo de suas canoas V1, representaram suas respectivas equipes na primeira etapa da prova.
Foram 23 km disputados entre Vaitupa, Papeete e Taaone. Tutearii Hoatua, da Team OPT, venceu a primeira etapa, com Revi Thon Sing, da EDT Va’a, em segundo e Manutea Millon, ‘aito de Manihi Va’a, em terceiro.
David Tepava capitão da Shell Va’a, escolheu Narai Atger, vencedor de duas corridas individuais desde o início da temporada. Porém, dessa vez ele cruzou a linha de chegada em quinto lugar, e as coisas, de fato se tornaram mais emocionantes em relação ao resultado final da Tahiti Nui Va’a. Contudo, ainda restavam dois dias de competição – e agora, disputadas entre as equipes.
Na segunda etapa, disputada dia 27 de maio, a situação voltou a ficar favorável para a Shell Va’a.
Depois de uma boa briga com a EDT Va’a, a famosa V6 amarela cruzou a linha de chegada em primeiro lugar em 1h37’56. O percurso foi o mesmo do dia anterior (23 km).
O resultado colocou a Shell Va’a na primeira colocação do ranking, enquanto a equipe OPT, quinto lugar na prova, caiu para a terceira posição no ranking.
A terceira e última etapa foi disputada novamente entre equipes de V6 entre Vaitupa e Papenoo, a uma distância de 49 km.
Foi então que a equipe comandada por David Tepava mostrou porque se tornou uma lenda do va’a.
Após percorrer 49 km entre Vaitupa e Papenoo em 3h31’17, a equipe Shell Va’a venceu a disputa à frente da Team OPT, vice-campeã, por mais de 3 minutos de diferença. E quase 5 minutos atrás Shell Va’a, a equipe Manihi Va’a ficou com a terceira colocação na etapa.
O resultado garantiu à Shell Va’a a primeira colocação geral da A Tahiti Nui Va’a. Team OPT e Manihi Va’a ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares na classificação na geral.
“Fizemos o trabalho e o resultado está aí. Parabéns a todos os meus remadores que trabalharam bem“, disse David Tepava na linha de chegada.