
História do Va’a: Taitianos comemoram os 40 anos do Clube Ihilani
Em competição realizada no último sábado, no Taiti, remadores de todas as idades comemoram os 40 anos do ... leia mais

Foi um ano com a mesma energia dos demais anos, desde 2019. Alcatrazes de fato é incomparável, mas não aposte nisso apenas porque estamos escrevendo, certifique-se com quem já esteve lá.
A prova com 3.800 metros aconteceu neste domingo (8/02) e contou com a participação de 37 inscritos. A prova com 7.000 metros que dá a volta na Ilha principal do arquipélago já aguardava há um bom tempo, pois em fevereiro de 2025 ela foi adiada por conta do mal tempo. Alguns concordaram e outros discordaram da decisão na época, mas quem esperou, certamente hoje deve estar dizendo que foi a melhor coisa que fez.
Todos já sabem, mas vale a pena repetir que a Swim Alcatrazes é uma prova exclusiva, para poucos, frente a limitação de barcos autorizados a chegar até o arquipélago que está distante 45 quilômetros da costa. Estes barcos precisam estar autorizados pelo ICMBio e cadastrados na Marinha para navegação em águas abertas, isso reduz a participação deixando a prova realmente exclusiva. São apenas 50 lugares ou inscrições possíveis por edição. Além dos competidores a organização leva também um remador por atleta, um acompanhamento individual que facilita a segurança, hidratação, alimentação e incentivo o tempo todo.
Não é uma prova barata. Os barcos custam praticamente 70% do valor pago e o resto cobre despesas com a organização minimalista, mas eficiente.

Este 2026 a prova contou com a participação de um grande nome da maratona aquática, a atleta Glória Raizer Ribeiro, que se sagrou campeã com o tempo de 01:52:39 e no masculino o atleta André Pinto de Souza nogueira fechou a prova com 01:46:51.
Nos 3.800 metros Lucila de Oliveira Terra foi a campeã no feminino concluindo a prova com o tempo de 01:08:44 e no masculino Ricardo Pinheiro Guara 01:08:42, apenas dois segundos à frente de Lucila.
O resultado completo está no site da prova, swimalcatrazes.com.br e fiquem atentos pois a edição 2027 abrirá inscrições já na próxima semana. Lembramos, apenas 50 vagas.
Nosso agradecimento ao ICMBio Alcatrazes, a toda a equipe formada por BRAVOS profissionais que guardam este santuário com profundo amos. Porto Vale que transporta todos os caiaques até o arquipélago. A SPEEDO que tem sido a nossa patrocinadora, sempre entregando um kit incomparável, não apenas com itens, mas com itens que tem a melhor qualidade do mercado. Esta prova tem produção da Ecooutdoor Sports Business e acontecerá novamente em fevereiro de 2027.