ICF abre inscrições para o Mundial da China
Primeiro campeonato mundial de SUP organizado pela ICF será realizado no mês de outubro em Qingdao, ... leia mais
A Praia de Miami, em Natal (RN), recebeu no último sábado a segunda edição do Surf Dog Festival, competição nacional de surfe canino que recebeu duplas de várias partes do Brasil.
As disputas foram abertas a profissionais e estreantes. No total, 26 duplas participaram da competição, sendo 22 na categoria Iniciante e quatro na Veterano.
O Festival teve início às 14h com um bate-papo com os tutores dos campeões mundiais, Ivan Moreira (Bono – pentacampeão e recordista mundial por surfar a onda mais longa), Gilson Moraes (Maya – bicampeã mundial) e Augusto Martins (Parafina – terceiro lugar da categoria principal do mundial de Surf Dog).
A categoria Iniciante foi a primeira a entrar em ação, divertindo o público e proporcionando interação entre tutores e pets, provando que o surfe é uma modalidade possível para os cães, desde que bem orientados.
Surfando pela primeira em uma competição, a dupla Fernando Carneiro e Nutella ficou com a primeira colocação.
“Fiquei surpreso, pois só havíamos treinado, até então, na piscina. É empolgante estar entre esses campeões”, revelou o tutor Fernando Carneiro.
Em seguida, viu a vez da categoria Veteranos, com Cacau (filha de Bono), fazendo a final e ficando em quarto lugar em sua estreia.
Já o título ficou com a dupla de Santos (SP) Augusto Martins e Parafina; os capixabas Maya e Gilson Moreaes ficaram com o vice-campeonato e, em terceiro, os cariocas Bono e Ivan Moreira.
“Eu e Parafina conseguimos pegar duas boas ondas que nos permitiram estar nesse lugar do pódio. Fizemos uma apresentação muito bonita e recebemos um carinho e um acolhimento enorme dos potiguares”, contou Augusto Martins, tutor de Parafina, campeão do Surf Dog Festival.
Ivan Moreira, tutor do multicampeão Bono fala sobre a importância de eventos como o Surf Dog Festival:
“Entre os nossos maiores objetivos é ver o envolvimento do público com o Surf Dog Festival e isso foi alcançado. Conseguimos mostrar um pouco do que é esta prática esportiva e estou muito feliz em ver coisas que amo, como é o caso do surf e dos cachorros, sendo abraçados por novos estados e públicos pelo país”.
Dr. Tarcísio Barreto, veterinário que permaneceu de plantão no local com sua equipe durante todo o Festival, disse que ficou positivamente com o resultado do evento: “Como médico veterinário, fico encantado em constatar tanta saúde, energia e socialização entre os animais. É uma verdadeira ciência envolvida em um evento”, revelou.
Categoria Iniciantes:
1º lugar Nutella (tutor Fernando Carneiro);
2º lugar Moqueca (tutor Ivan Moreira);
3º lugar Vibe (Giovanni Lima).
Categoria Veteranos:
1º lugar Parafina (Augusto Martins);
2º lugar Maya (Gilson Moraes);
3º lugar Bono (Ivan Moreira).
Fonte: tribunadonorte.com.br.