SUP Race é o destaque da abertura do Aloha Spirit Ilhabela

Compartilhe
abertura do Aloha Spirit Ilhabela
Lena Guimarães Ribeiro, campeã da categoria SUP RAce Profissional Feminino. Foto: @corrohgomes.fotografo / Fotop

Na manhã deste sábado, 11 de março, mulheres e homens das águas tomaram conta da praia do Perequê, em Ilhabela, para mais uma edição do Aloha Spirit Festival.

O evento, que teve sua abertura oficial na tarde de sexta-feira, mais uma vez impressionou pela estrutura montada e novidades oferecidas aos competidores.

Ao longo do dia foram realizadas provas em diferentes categorias nas modalidades stand up paddle, paddleboard, canoa polinésia, natação em águas abertas, apneia e surfski.

Na categoria surfski, a prova de 10 km foi válida pela Copa Brasil de Canoagem Oceânica, chancelada pela CBCa, e Luiz Wagner Pecoraro e sua mãe, Carmem Lucia, foram os grandes vencedores da categoria masculina e feminina, respectivamente.

Outra prova oficial do dia foi o SUP Race Amador, que passa a ser realizado em um circuito brasileiro separado do profissional, integrado a provas chanceladas pela CBSurf, como foi o caso do Aloha.

Cerca de 300 remadores de SUP invadiram as águas da Praia do Perequê mostrando que a modalidade está entrando novamente em um crescente em termos de popularidade.

As categorias de SUP foram divididas entre Profissional Amador 5 km, Amador 2,5 km, SUP Kids e SUP Junior.

Pontuaram para o circuito brasileiro da CBSurf as categorias SUP Amador 5 km (e suas subcategorias dividas por idade) e SUP Junior.

Competidoras confraternizam nas águas da Praiado Perequê. Foto: @corrohgomes.fotografo / Fotop

Caio de Souza Antunes foi o primeiro amador a concluir a prova, e sai na frente da categoria SUP Amador Masculino 30+. Entre as mulheres, Silvana Siqueira foi a primeira colocada overall, levando a categoria Feminino 40+. Alexandre Ibañes Eger e Maria Eduarda Machado Cunha foram os campeões da SUP Junior.

Já a categoria Profissional 10 km, mesmo não pontuando para o circuito brasileiro, também teve sua raia cheia de feras, incluindo remadores de outros países, como Peru e Argentina.

Guilherme dos Reis, que está de volta às competições, foi o grande campeão da prova. Porém, teve que suar a camisa para vencer um determinado Marinho Cavaco, que não deu trégua, travando uma dura briga contra Gui pela primeira colocação por quase toda a disputa.

Na reta final, porém, Guilherme dos Reis conseguiu abrir uma pequena vantagem no Sprint para conquistar o troféu de campeão.

No Feminino, a campeã pan-americana Lena Guimarães Ribeiro fez uma excelente prova e liderou a disputa conseguindo abrir uma boa vantagem sobre as adversárias até a linha de chegada.

A natação em águas abertas teve como destaque a realização do desafio Swim Alacatrazes integrado ao Aloha Spirit, com a vitória de Gustavo Verdelli e Simone Maria Arruda.

No Paddleboard, o destaque foi a briga apertada entre o atual campeão brasileiro, Patrick Winkler, e Felipe Barone, que brigaram do início ao fim pela primeira colocação, com Winkler garantindo mais um pódio à sua proeminente carreira no paddleborad. No feminino, sua esposa, Catarina Ganzelli Winkler ficou com o pódio. Ronielton Pereira dos Santos foi o grande campeão no paddleboard adaptado.

abertura do Aloha Spirit Ilhabela
A canoagem polinésia mais uma vez mostrou sua força no Aloha. Foto: @corrohgomes.fotografo / Fotop

A canoagem polinésia é um capítulo à parte. A modalidade, que está presente no Aloha Spirit Festival desde a primeira edição, novamente lotou a praia com uma grande variedade de canoas e remadores, nas mais variadas idades e modalidades.

Já na primeira largada, a OC6 Amador Máster 40 / Máster 50 / Máster 60, a primeira das modalidades a remo a entrar na água, um espetáculo de canoas e equipes.

Para o va’a, o Aloha Spirit é o tipo de prova em que remadores experientes aproveitam a oportunidade para ajustarem sua performance antes do início da temporada do campeonato brasileiro.

Por isso, mesmo sendo o Aloha uma prova “festiva”, grandes nomes do va’a nacional marcaram presença, e as disputas pegaram fogo.

Entre elas, vale destacar o alto nível das disputas individuas de V1 e OC1, 10 km, tanto no Masculino, quanto no Feminino.

Competindo na OC1, Edmar Fernandes Soares, competidor 50+, deixou a “molecada” para trás e garantiu a primeira colocação overall entre as categorias individuais, enquanto Carla Ferreira dos Santos, também competindo na OC1, foi a primeira mulher do va’a individual a completar a prova. Na V1, Reginaldo Birkbeck e Marli de Faria foram os campeões overall.

O Aloha Spirit Festival continua neste domingo com uma série de atrações e disputas a serem realizadas em frente à arena montada na Praia do Perequê. Veja a programação completa AQUI.

Resultados e tempos de todas as categorias – AQUI.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe