Melhores momentos da Marathona Polynésie la 1ère Va’a
Assista aos melhores momentos da 30ª Marathona Polynésie la 1ère Va’a realizada no último sábado (27) na ... leia mais
Na manhã deste sábado, 11 de março, mulheres e homens das águas tomaram conta da praia do Perequê, em Ilhabela, para mais uma edição do Aloha Spirit Festival.
O evento, que teve sua abertura oficial na tarde de sexta-feira, mais uma vez impressionou pela estrutura montada e novidades oferecidas aos competidores.
Ao longo do dia foram realizadas provas em diferentes categorias nas modalidades stand up paddle, paddleboard, canoa polinésia, natação em águas abertas, apneia e surfski.
Na categoria surfski, a prova de 10 km foi válida pela Copa Brasil de Canoagem Oceânica, chancelada pela CBCa, e Luiz Wagner Pecoraro e sua mãe, Carmem Lucia, foram os grandes vencedores da categoria masculina e feminina, respectivamente.
Outra prova oficial do dia foi o SUP Race Amador, que passa a ser realizado em um circuito brasileiro separado do profissional, integrado a provas chanceladas pela CBSurf, como foi o caso do Aloha.
Cerca de 300 remadores de SUP invadiram as águas da Praia do Perequê mostrando que a modalidade está entrando novamente em um crescente em termos de popularidade.
As categorias de SUP foram divididas entre Profissional Amador 5 km, Amador 2,5 km, SUP Kids e SUP Junior.
Pontuaram para o circuito brasileiro da CBSurf as categorias SUP Amador 5 km (e suas subcategorias dividas por idade) e SUP Junior.
Caio de Souza Antunes foi o primeiro amador a concluir a prova, e sai na frente da categoria SUP Amador Masculino 30+. Entre as mulheres, Silvana Siqueira foi a primeira colocada overall, levando a categoria Feminino 40+. Alexandre Ibañes Eger e Maria Eduarda Machado Cunha foram os campeões da SUP Junior.
Já a categoria Profissional 10 km, mesmo não pontuando para o circuito brasileiro, também teve sua raia cheia de feras, incluindo remadores de outros países, como Peru e Argentina.
Guilherme dos Reis, que está de volta às competições, foi o grande campeão da prova. Porém, teve que suar a camisa para vencer um determinado Marinho Cavaco, que não deu trégua, travando uma dura briga contra Gui pela primeira colocação por quase toda a disputa.
Na reta final, porém, Guilherme dos Reis conseguiu abrir uma pequena vantagem no Sprint para conquistar o troféu de campeão.
No Feminino, a campeã pan-americana Lena Guimarães Ribeiro fez uma excelente prova e liderou a disputa conseguindo abrir uma boa vantagem sobre as adversárias até a linha de chegada.
A natação em águas abertas teve como destaque a realização do desafio Swim Alacatrazes integrado ao Aloha Spirit, com a vitória de Gustavo Verdelli e Simone Maria Arruda.
No Paddleboard, o destaque foi a briga apertada entre o atual campeão brasileiro, Patrick Winkler, e Felipe Barone, que brigaram do início ao fim pela primeira colocação, com Winkler garantindo mais um pódio à sua proeminente carreira no paddleborad. No feminino, sua esposa, Catarina Ganzelli Winkler ficou com o pódio. Ronielton Pereira dos Santos foi o grande campeão no paddleboard adaptado.
A canoagem polinésia é um capítulo à parte. A modalidade, que está presente no Aloha Spirit Festival desde a primeira edição, novamente lotou a praia com uma grande variedade de canoas e remadores, nas mais variadas idades e modalidades.
Já na primeira largada, a OC6 Amador Máster 40 / Máster 50 / Máster 60, a primeira das modalidades a remo a entrar na água, um espetáculo de canoas e equipes.
Para o va’a, o Aloha Spirit é o tipo de prova em que remadores experientes aproveitam a oportunidade para ajustarem sua performance antes do início da temporada do campeonato brasileiro.
Por isso, mesmo sendo o Aloha uma prova “festiva”, grandes nomes do va’a nacional marcaram presença, e as disputas pegaram fogo.
Entre elas, vale destacar o alto nível das disputas individuas de V1 e OC1, 10 km, tanto no Masculino, quanto no Feminino.
Competindo na OC1, Edmar Fernandes Soares, competidor 50+, deixou a “molecada” para trás e garantiu a primeira colocação overall entre as categorias individuais, enquanto Carla Ferreira dos Santos, também competindo na OC1, foi a primeira mulher do va’a individual a completar a prova. Na V1, Reginaldo Birkbeck e Marli de Faria foram os campeões overall.
O Aloha Spirit Festival continua neste domingo com uma série de atrações e disputas a serem realizadas em frente à arena montada na Praia do Perequê. Veja a programação completa AQUI.
Resultados e tempos de todas as categorias – AQUI.