SUP brasileiro estreia com vitória no PASA Pan-Americano 2025

Compartilhe
PASA Pan-Americano 2025
Kilvia Cardoso venceu sua bateria de estreia, marcando um bom início para o SUP brasileiro no PASA Pan-Americano 2025. Foto: ASOSURF Guatemala

O Festival Pan-Americano de Surfe PASA Games Guatemala 2025 chegou ao seu quarto dia na segunda-feira (7), em Playa Rosario, na Guatemala, com a coroação dos primeiros campeões e mais um capítulo de superação, desafios e grandes performances nas ondas.

O destaque para o Brasil ficou por conta do Bodyboard, única modalidade com equipe completa na competição. Os atletas brasileiros garantiram quatro medalhas logo no início do dia: Eder Luciano conquistou a prata, enquanto Socrates Santana ficou com o bronze no masculino. No feminino, Maira Viana também levou a prata, e Maylla Venturin completou o pódio com o bronze. Os resultados ajudaram o Brasil a se manter competitivo, mesmo com uma delegação reduzida este ano.

O SUP Surf marcou a estreia das disputas de Stand Up Paddle no PASA Pan-Americano 2025 com excelentes resultados para o Brasil. No feminino, as brasileiras Aline Adisaka e Kilvia Cardoso brilharam em suas primeiras baterias, vencendo com autoridade e avançando para a próxima fase sem maiores dificuldades. A dupla mostrou segurança e consistência nas ondas de Playa Rosario, mantendo vivas as chances de medalha para o país na modalidade.

PASA Pan-Americano 2025
Aline Adisaka, ao lado de Arthur Santacreu, que está prestando suporte técnico à equipe, também estreou com vitória no SUP Surf. Foto: Arquivo pessoal

Contudo, sem representantes no Shortboard masculino e no SUP Surf masculino, o Brasil enfrenta dificuldades para repetir os títulos anteriores e atualmente ocupa a sexta colocação no ranking parcial por equipes. A liderança provisória pertence ao Peru, seguido por Argentina, Porto Rico e Panamá.

Longboard estreia com brasileiro entre os melhores

Depois de quatro dias de espera, as disputas do Longboard masculino finalmente começaram e o brasileiro Carlos Bahia foi um dos destaques, avançando direto para a próxima fase sem precisar passar pela repescagem. Ele se juntou ao uruguaio Julian Schweizer, ao argentino Matías Maturano e ao salvadorenho Amado Alvarado entre os melhores do dia.

As condições do mar, no entanto, colocaram os atletas à prova: com ondas menores do que nos dias anteriores, mas ainda fortes e desafiadoras, o beach break de El Rosario cobrou seu preço. Foram várias quebras de ‘leashes’ e surfistas obrigados a nadar até a areia para trocar de equipamento.

SUP Race estreia nesta terça-feira com brasileiros na disputa

Nesta terça-feira (8), o SUP Race faz sua estreia no PASA 2025, com as baterias eliminatórias a partir das 13h30 (horário local). O Brasil estará representado nas disputas por:

  • SUP Race Feminino: Jessika Moah e Roseli Novlosc
  • SUP Race Masculino: Rudah Bosi e David Leão
  • SUP Wave Feminino: Aline Adisaka e Kilvia Cardoso

Mesmo com uma delegação limitada — reflexo da decisão da CBSurf de não custear as viagens devido à ausência de seletiva para competições oficiais — o Brasil segue lutando por medalhas e mantendo viva a tradição no cenário pan-americano.

As disputas do PASA Games Guatemala 2025 continuam até o dia 13 de julho e podem ser acompanhadas ao vivo pelo site oficial: www.pasasurf.org.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe