
FESUPRJ confirma 1ª etapa do estadual em Macaé (RJ)
Primeira etapa do Estadual de SUP do Rio de Janeiro será realizada em formato "Safe Race" na cidade de ... leia mais

Após a confirmação da realização do Mundial de Va’a de 2025 no Brasil, a Federação Internacional de VA’A – IVF anunciou a escolha de Singapura como país sede para a realização do campeonato mundial de Sprint de 2026. O anúncio foi feito por meio da conta oficial da IVF no Instagram neste domingo, 12 de novembro:
“É oficial! @vaa.association.singapore sediará o Campeonato Mundial de Canoagem Polinésia 2026 @vaainternational World Sprint Championships. Pela primeira vez que este evento será realizado em Singapura. Pela primeira vez que será realizado no continente asiático. Tempos muito empolgantes à frente para o nosso esporte!”.

Singapura, assim como o Brasil, figura entre as potencias emergentes da canoagem polinésia global. A região é considerada uma cidade-estado insular (isto é, situada em um arquipélago) localizada ao sul da Malásia, no sudeste da Ásia. Em outras palavras, um território independente reconhecido pela comunidade internacional e que faz parte da Organização das Nações Unidas, mas não é considerado, de fato, um país. Localizada às margens das águas calmas do Estreito de Singapura, a cidade-estado combina excelentes hotéis, bons restaurantes e natureza exuberante.
A canoagem polinésia é um dos esportes que mais crescem por lá e, segundo números da Outrigger Canoe Association Singapore, atualmente existem 600 membros filiados à entidade e cinco clubes competindo regularmente em competições nacionais e internacionais. A ilha de Sentosa é onde estão concentradas as sedes da maioria dos clubes de va’a de Singapura e onde possivelmente serão realizadas as provas do mundial de Sprint.
Esta será a primeira vez que um país do continente asiático recebe um evento internacional chancelado pela IVF. Acompanhe nossas próximas atualizações com mais informações sobre a competição.