Os desafios de ser um atleta profissional de SUP race
Tops do SUP race brasileiro revelam como conseguem manter uma rotina de treinos e competições de alto ... leia mais
Um dos acontecimentos mais bombásticos do universo da va’a este ano (até o momento) foi, sem dúvida, a criação da Save Va’a. Se você não sabe do que se trata, aqui vai um resumo: após uma série de desentendimentos entre atletas de ponta e organizadores da Super Aito, um movimento liderado por nomes como Kevin Céran-Jérusalémy, Steeve Teihotaata, Rete Ebb, Manutea Millon, entre outras estrelas da va’a taitiana, boicotou a então maior competição de canoas V1 do mundo e realizou outra prova, na mesma data, chamada de Save Va’a (se você quer saber mais a respeito, sugiro ler esse artigo).
A primeira edição da Save Va’a foi um sucesso estrondoso, com mais de 400 inscritos, e motivou o grupo de atletas que organizou a prova a criar uma associação para dar continuidade ao projeto, que agora passará a se chamar “Taho’e”, palavra polinésia que significa “união” (notícia, inclusive, divulgada em primeira mão aqui no Aloha Spirit Midia em entrevista com Kevin Céran-Jérusalémy em furo de reportagem internacional).
Assim como acontece com a Super Aito, a Taho’e será realizada em duas etapas. Primeiro, no dia 01 de junho de 2024, será realizada a Taho’e, dedicada exclusivamente à modalidade V1. Os 100 primeiros colocados nessa prova participarão da Super Taho’e, a princípio anunciada para o dia 22 do mesmo mês. A competição conta com o apoio da Federação Taitiana de Va’a.
“2 de setembro de 2023 foi um momento histórico em que a palavra ‘Taho’e’ nunca ganhou tanto significado como naquele dia, graças a todos vocês.
A associação ‘Save Va’a’ anuncia assim oficialmente o lançamento da sua grande corrida que se chamará “Taho’e”. Marcamos um encontro em 1º de junho para o ‘Taho’e’ e 22 de junho de 2024 para o ‘Super Taho’e’”, diz a nota oficial divulgada pela organização da prova.
Enquanto isso, a organização da Te Aito até o momento sequer anunciou uma data para a realização da Super Aito em 2023, após o cancelamento da prova no início de setembro passado, e dá sinais de que aquela que já foi a mais prestigiosa prova de V1 do mundo tenha um fim melancólico.